Você está aqui: Página Inicial > IFTO > Estágio > Estágio | Estudante

Estágio | Estudante

Requisitos

- Estar matriculado nos cursos técnicos (integrado, concomitante e subsequente) e de graduação do IFTO;

- Ter 16 anos completos na data de início do estágio.

Duração

- Não pode ultrapassar dois anos em um mesmo local, exceto quando se tratar de estagiário com deficiência;

- Se igual ou superior a um ano, o estudante tem direito ao recesso de 30 dias, preferencialmente junto com as férias escolares;

- Deve ser concluído até o término do curso.

Fases do Estágio | Siga o passo a passo

Estágio Curricular
(Estágio Obrigatório)

Caso, o PPC do seu Curso tenha exigência de Estágio Obrigatório e o período e requisitos já tenham sido concluídos, seguir as seguintes orientações:

Passo 1 - Selecione a oportunidade de estágio em sua área de formação;

Passo 2 - Tendo a oportunidade de estágio, solicite à Coordenação do seu Curso ou ao servidor responsável pelo estágio de seu Curso a indicação de um professor para ser seu Orientador no Estágio;

Passo 3 -  Solicite à concedente a descrição das atividades e carga horária que irá desenvolver durante o estágio e a encaminhe ao Orientador de Estágio  para que ele possa avaliar se a oportunidade de Estágio está de acordo como o PPC do Curso;

Passo 4 - Solicite o preenchimento e assinatura do Termo de Compromisso de Estágio/Plano de Atividades pela Concedente do Estágio, momento que a empresa indicará um Supervisor de Estágio com formação ou experiência profissional na área de conhecimento desenvolvida no curso do estagiário [Todos esses documentos estão disponíveis para download na aba "Modelos e Formulários do Estágio" nesta página].

Passo 5 - Digitalize os documentos obtidos no Passo 4 e encaminhe para  Setor/Coordenação de Estágio de seu Campus;

Passo 6 - O  Setor/Coordenação de Estágio de seu Campus fará a análise dos documentos, estando corretamente preenchidos encaminhará para as devidas assinaturas e fará o lançamento no SUAP. Entre no seu login do SUAP e verifique se o Estágio foi lançado, conforme Tutorial Suap do Estudante na aba Modelos e Formulários do Estágio;

Passo 7 - Após entrar no SUAP, no menu, clique em: EnsinoDados do Aluno  → Estágios e Afins. Ao visualizar seu estágio clique na lupa e posteriormente em “documentação e aditivos”.

Passo 8 - Nessa aba baixe suas vias assinadas do Plano de atividades e do Termo de compromisso de Estágio e envie ao agente de integração ou para a empresa, conforme o caso. Pronto! Você já pode iniciar as atividades como estagiário na empresa.


Estágio Não-Curricular, Convalidação ou Serviço Voluntário
(Estágios Não Obrigatório)

1. Estágio não obrigatório é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória.

2. O estágio não obrigatório, assim como no estágio obrigatório, a jornada de trabalho deve ser compatível com o horário das atividades do IFTO e é definida em um acordo feito entre a instituição de ensino, a empresa e o estudante, e formalizada no Termo de Compromisso de Estágio.

3. O estágio não obrigatório exige o pagamento denominado como Bolsa Estágio ou Bolsa Auxílio. A empresa contratante ainda precisa conceder auxílio transporte e seguro contra acidentes pessoais. Não há um piso mínimo para essa remuneração.

4. Tanto no estágio obrigatório quanto no não obrigatório, o estudante não cria vínculo empregatício com a empresa na qual desenvolve as atividades.