Apresentação
A ouvidoria do Instituto Federal, Ciência e Tecnologia do Tocantins é uma Ouvidoria Pública que auxilia o usuário da comunidade externa e interna em suas relações com o IFTO. Atua no processo de interlocução entre o usuário e a administração pública, de modo que as manifestações decorrentes do exercício da cidadania provoquem melhorias no serviço público prestado. A Ouvidoria no âmbito do IFTO, tem como principal objetivo melhorar a democracia participativa, incentivando a contribuição dos cidadãos na Gestão do IFTO e na formulação de decisões dos serviços prestados. Atua também, priorizando o respeito aos direitos individuais e coletivos. Atendendo a comunidade interna e externa e dando entrada e tratamento a denúncias, reclamações, elogios, solicitações e sugestões.
Quando o usuário deve procurar a Ouvidoria?
- Quando desejar contribuir para tornar a IFTO ainda melhor, através de elogios e sugestões.
- Após ter procurado os setores que deseja atendimento, sem obter êxito;
- Quando tiver ciência de alguma irregularidade, infração à legislação ou às normas internas do IFTO;
- Quando perceber que os serviços prestados por qualquer órgão do IFTO estão sendo ineficientes;
- Quando for vítima de alguma forma de Assédio;
- Quando tiver ciência que quaisquer direitos tenham sido desrespeitados.
Manifestação de Ouvidoria versus Pedido de Informação
Para formalizar uma manifestação na Ouvidoria (sugestão, elogio, solicitação, reclamação ou denúncia), deve-se utilizar preferencialmente a Plataforma das Ouvidorias Públicas Federais - Fala.BR, no seguinte endereço: https://falabr.cgu.gov.br.
Pedidos de Informações oficiais sobre o IFTO, também deverão ser encaminhados através da Plataforma - Fala.BR, no seguinte endereço: https://falabr.cgu.gov.br, no entanto, serão direcionados ao (Serviço de Informação ao Cidadão do órgão). Lembramos que os mesmos não são considerados demandas de Ouvidoria, mas de acesso a informação pública, apesar de serem registrados na mesma Plataforma.
Localização
Reitoria do IFTO
Avenida Joaquim Teotônio Segurado, Quadra 202 Sul, ACSU-SE 20, Conjunto 01, Lote 08, 3º Andar.
Plano Diretor Sul
Palmas, Tocantins - Brasil
CEP: 77.020-450
Equipe da Ouvidoria do IFTO
Joelma Oliveira Lima (Currículo lattes)
Ouvidora e responsável pelo monitoramento da Lei de Acesso à Informação no IFTO
Elzilene Barbosa Rodrigues
Assistente em Administração
Atendimento presencial
O atendimento presencial é realizado das 08h às 18h ou agendado pelo telefone (63) 3229-2253 e 3229-2200. (Observação: em virtude da Pandemia do Coronavírus. A Ouvidoria ainda realiza o atendimento presencial agendado para o período da tarde, seguindo as normas atuais, da Portaria 38 de 16 de fevereiro de 2022).