Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cerca de 3 mil estudantes do IFTO iniciaram o ano letivo na modalidade EaD

Notícias

Cerca de 3 mil estudantes do IFTO iniciaram o ano letivo na modalidade EaD

Cread

Live de Acolhimento marcou o início das aulas em diversos municípios do TO
por Mayana Matos publicado: 23/02/2023 14h45 última modificação: 23/02/2023 17h56

Com apresentações artísticas e participação ao vivo de municípios parceiros, cerca de 3 mil estudantes deram início, neste mês de fevereiro, ao ano letivo no Centro de Referência em Educação a Distância do Instituto Federal do Tocantins (Cread/IFTO). Os estudantes receberam as boas-vindas dos gestores do IFTO e de autoridades políticas municipais, estaduais e federais.

Durante a live, o reitor do IFTO, Antonio da Luz Junior, desejou as boas-vindas aos estudantes e ressaltou a grandiosidade do IFTO no processo de formação que chega às diversas localidades. "Você, estudante, está entrando na maior Instituição de Ensino do Estado do Tocantins: temos unidades presenciais em 11 municípios, assim como, através do Cread, estamos alcançando mais de 60 municípios em todo o Estado. Você vem somar a esta família, que contem quase 20 mil estudantes e mais de 1.300 servidores, todos dedicados ao desenvolvimento do nosso Estado", afirmou, agradecendo a todas as equipes do Cread, às equipes de polo, aos prefeitos parceiros, aos parlamentares colaboradores que aportaram recursos para melhorar a infraestrutrura dos polos, aos gestores estaduais e aos gestores da Setec/MEC que também apoiaram este projeto.

O momento também contou com a participação da Pró-Reitora de Ensino, Nayara Pajeú. "Venho neste dia dizer a cada um de vocês da nossa satisfação e da nossa alegria de estarmos aqui reunidos nesta aula inaugural. Para que tudo tenha acontecido, ressalto que tem uma equipe grande, que trabalha há muitos meses para esse momento ser o mais proveitoso para todos nós. Espero que cada um de vocês, em cada um dos polos, tenha a melhor experiência de aprendizagem no IFTO, através do Cread. Estamos felizes, preparados e satisfeitos por vocês terem escolhido o IFTO", destacou.

A diretora do Cread, Jussara Maysa, ao longo de toda apresentação, reforçou a importância do Cread e das equipes envolvidas. "A potencia da Educação a Distancia colabora muito para o desenvolvimento pessoal e profissional de todas as pessoas. E, nós, do IFTO, temos a satisfação de termos parceiros, como o seu município, para poder levar educação pública, gratuita e de qualidade", disse.

Jussara Maysa conduziu a Live de Acolhimento, ocasião em que foram apresentadas as orientações sobre os cursos e início das aulas, por Cintia Souza, gerente de Ensino e, Caroline Pittelkou, gerente de Gestão Educacional. Também foram repassadas, pelo coordenador de Ambiente Virtual de Aprendizagem, Fagno Fonseca, as instruções sobre a plataforma utilizada pelos estudantes, Moodle IFTO.

Durante a Live de Acolhimento, representantes dos polos de Buriti do Tocantins, Arapoema, Recursolândia, Mateiros e Palmeirópolis participaram ao vivo e reforçaram a importância dos cursos ofertados aos municípios.

Apoiadores

O momento de acolhimento também contou com a participação da senadora Professora Dorinha Seabra; do secretário de Estado dos Esportes e Juventude, Elenil da Penha; do prefeito de Arapoema, Paulo Antônio Pedreira e do prefeito de Nova Rosalândia, Enoque Portílio, além de vereadores e gestores locais. Todos registram em suas falas a importância de fortalecer o Cread e, deste modo, levar ensino de qualidade aos tocantinenses.

"Estamos muito gratos por esta parceria entre a prefeitura e o IFTO. Hoje é um dia de grande felicidade para nós, pois, inicia um novo caminho, uma nova história. Fomos contemplados com os cursos de Serviços Públicos, Meio Ambiente e Agronegócio. Isso sim é construir oportunidades para todos os cidadãos arapoemenses e tocantinenses. Meu muito obrigado a toda equipe do IFTO e aos parlamentares que acreditam nesse projeto promissor", disse Emerson Bezerra, coordenador do Polo de Arapoema - TO.

Cread

O Cread conta com cerca de 60 polos de apoio presencial, de norte a sul do Estado, e oferece cursos técnicos de Administração, Serviços Públicos, Meio Ambiente, Informática e Agronegócio aos diversos municípios tocantinenses. Objetiva ampliar o acesso à educação no Estado do Tocantins, através da oferta gratuita e pública de cursos na modalidade a distância, de modo a democratizar o acesso à educação, qualificando profissionais para o mundo do trabalho e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida da população tocantinense.

Nos polos do Cread há infraestrutura física e administrativa básica para a realização de avaliações e atividades presenciais, práticas laboratoriais, bem como os recursos tecnológicos necessários que possibilitarão ao aluno interagir dentro do Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA. O estudante poderá contar, assim, com assistência e acompanhamento de tutores presenciais em seus estudos, sob a supervisão da coordenação do polo.

A Live de Acolhimento foi realizada no dia 15 de fevereiro e está disponível no canal do Cread no Youtube. Mais informações sobre o Cread estão acessíveis no Portal do IFTO.