Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comitê de Risco do IFTO aprova prorrogação da suspensão das atividades administrativas presenciais por mais 30 dias

Notícias

Comitê de Risco do IFTO aprova prorrogação da suspensão das atividades administrativas presenciais por mais 30 dias

Combate à Covid-19

Minuta do Plano de Contingência para o Retorno às Atividades foi apresentado durante reunião
por Maiara Sobral publicado: 30/07/2020 16h17 última modificação: 30/07/2020 16h22
Pra cego ver: ícones representativos do formato do novo vírus e escrito "Coronavirus Covid-19" ao centro. Fim da descrição

Pra cego ver: ícones representativos do formato do novo vírus e escrito "Coronavirus Covid-19" ao centro. Fim da descrição

O Comitê de Risco do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) esteve reunido na manhã desta quinta-feira, 30, por videoconferência, para discutir, entre os pontos de pauta, a prorrogação da suspensão das atividades administrativas presenciais. A Portaria nº 587/2020 possui validade até esta quinta-feira, 30, no entanto, o comitê aprovou a emissão de nova portaria, com suspensão por mais 30 dias. Confira a Portaria nº 689/2020.

Durante a reunião, a equipe técnica da área de Saúde apresentou dados e esclarecimentos sobre o panorama epidemiológico no estado do Tocantins, oportunidade em que destacou a linha crescente de contaminação do novo coronavírus (Covid-19), assim como a preocupação com o atual índice de ocupação dos leitos hospitalares da região.

O comitê também deliberou sobre a minuta do Plano de Contingência para o Retorno às Atividades Pós-Pandemia da Covid-19, que foi elaborada por grupo de trabalho delegado pelo próprio comitê. Esse documento apresenta proposta de ações a serem adotadas pelas unidades de ensino do IFTO, além do plano estratégico de retomada gradativa e segura das atividades do segmento educacional.

É importante destacar que o plano não orienta o retorno imediato das atividades presenciais, mas define medidas de segurança para o caso de necessidade de realização dessas práticas. Nesse sentido, fica sob a responsabilidade das coordenações a deliberação sobre a necessidade de atividades presenciais das turmas e caberá à gestão local a avaliação dessa concessão e fiscalização, a partir dos critérios descritos no documento. Após as deliberações, a minuta do plano foi aprovada por unanimidade.

Volta às aulas

Sobre as atividades de ensino, a volta às aulas em meios digitais está prevista para a próxima segunda-feira, 3 de agosto, conforme deliberação do Conselho Superior (Consup). Nesse sentido, a Pró-Reitoria de Ensino (Proen), em articulação com o Fórum de Ensino do IFTO, está planejando esse retorno.

Sobre o Comitê de Risco

O Comitê de Risco do IFTO é composto por gestores, diretores das unidades, profissionais da saúde e representação estudantil, com o objetivo de adotar ações preventivas à pandemia da Covid-19.

As medidas adotadas são publicadas na página do Comitê de Risco no Portal do IFTO, para facilitar o acesso às principais informações e recomendações internas e de outros órgãos competentes.

Vale reforçar que as orientações sobre as ações do IFTO no combate à pandemia da Covid-19 são publicadas nos canais oficiais da instituição. Cabe ressaltar ainda que, antes de compartilhar uma informação, é importante que a fonte de divulgação seja consultada. Nesse sentido, em caso de dúvidas e sugestões, a comunidade pode enviar e-mail para o comitê: comitederisco@ifto.edu.br.