Notícias
IFTO realiza ação natalina para crianças em Porto Nacional
Natal Solidário
Nessa segunda-feira (16), servidores e estudantes da unidade Porto Nacional foram até o Centro das Crianças Drª Heloísa Lotufo Manzano (Centrinho), no setor Parque Eldorado, realizar a entrega dos brinquedos e materiais escolares doados pela comunidade acadêmica. A ação foi a culminância do Natal Solidário e Torneio Solidário, promovidos neste mês de dezembro no campus.
Shirley Viana, pedagoga da unidade e uma das responsáveis pelo projeto, explica que o Natal Solidário é uma ação que já faz parte da história do IFTO- Porto Nacional. “O projeto foi criado em 2011 visando atender comunidades carentes do município. No seu início, a equipe responsável distribuía, entre os servidores, cartas com pedidos de presente. Depois, o projeto foi crescendo e passou a ser realizado em instituições como creches e comunidades quilombolas de Porto Nacional”, afirma a pedagoga.
Este ano, além da campanha de arrecadação de presentes, a comissão também promoveu o Torneio Solidário. Servidores, estudantes e comunidade externa participaram do campeonato, nas modalidades de voleibol e futebol society, mediante a doação de brinquedos e material escolar. Com isso, foi possível uma ação mais abrangente, com doações diversificadas e envolvendo o público externo.
Pela primeira vez desde seu início, o Natal Solidário foi realizado no Centrinho, um espaço que atende cerca de 70 crianças e adolescentes. Lá, eles participam, gratuitamente, de diversas atividades recreativas e esportivas, no contraturno escolar. Para isso, só precisam estar matriculadas e frequentando regularmente a escola, como explica Maria da Conceição Pereira, professora de Badmínton. "Os pontos que mais enfatizamos são a assiduidade e o bom comportamento na escola". A educadora acrescenta que o espaço é mantido graças a doações, através da ONG Comsaúde, e explica as maiores dificuldades do Centrinho: "aqui precisamos, principalmente, de lanches para as crianças, pois elas passam a manhã ou tarde inteira aqui e nós não temos como disponibilizar nada para elas".
Além da entrega dos presentes, a tarde no centro também teve distribuição de lanche, brincadeiras e pintura facial. As atividades e animação ficaram por conta dos estudantes do instituto. A participação deles no desenvolvimento do Natal Solidário é um dos objetivos do projeto, pois “ao mesmo tempo em que aprendem a educação formal, eles desenvolvem o espírito solidário, o amor, respeito ao próximo, aceitação das diferenças e os vínculos de afetividade e autoestima”, explica Shirley Viana.
Para conferir mais fotos do Natal Solidário 2019, acesse a página oficial do IFTO Porto Nacional no Facebook.