Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Neabi da unidade de Porto Nacional promove evento alusivo ao Novembro Negro nos dias 26 e 27/11

Notícias

Neabi da unidade de Porto Nacional promove evento alusivo ao Novembro Negro nos dias 26 e 27/11

Participe

Evento aberto ao público será transmitido pelo Youtube
por Greiciane Souza publicado: 26/11/2021 07h16 última modificação: 18/10/2022 14h53

Nos dias 26 e 27 de novembro, a unidade de Porto Nacional do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) realiza o evento “Novembro Negro - Vidas Negras importam?”. A ação é promovida pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) local e marca o mês dedicado à Consciência Negra.

Segundo a presidente do Neabi da unidade e organizadora do evento, Sabrina Carvalho, a programação é voltada para promover debates sobre questões da vida cotidiana e da formação da subjetividade da população negra. A resistência e a luta dos povos negros em busca de uma sociedade mais justa e igualitária racialmente serão abordadas nas palestras sob temas como a identidade da mulher negra; empreendedorismo negro; literatura negra e criação de espaços de resistência.

As religiões de presença africana, ainda alvos de desconhecimento e intolerância, também serão tema de debate. “O evento pretende inserir no cenário educacional uma reflexão acerca das religiosidades de presenças africanas, mais precisamente do candomblé, com a participação de  uma liderança de renome regional, Martha Sales, como também, importantes pesquisadores tocantinenses”, explica a professora Sabrina Carvalho.

As palestras serão transmitidas pelo  Youtube, nos endereços abaixo. A comunidade acadêmica, servidores e comunidade externa são convidados para acompanhar as discussões.

Confira a programação completa:

26 de novembro
14h- Da morte à transição capilar na construção da identidade da mulher negra
Prof. Ma. Katiúcia Nardes (IFTO- Colinas do TO)

15h- O empreendedorismo e empoderamento da negritude
Empreendedora Cris Ferreira

Link da transmissão:  https://youtu.be/tQE2bLxo6zY

20h- Religiões de presenças africanas no Brasil e os desafios para resistir frente a necropolítica
Martha Sales
Cientista social (UFS)

Link da transmissão: https://youtu.be/4I4dtfnf48w

27 de novembro
9h- Literatura negra e necropolítica
Iuri da Silva Gomes (UFT)

10h- Espaços de resistência: bate papo sobre a experiência da Casa de Mar em Sergipe/ Educação e cultura com o povo negro
Martha Sales, Yersia Assis e Liliane Maria (cofundadoras)

Link da transmissão: https://youtu.be/BY9wX8sH7Zs