Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Oficina destaca educação alimentar e importância das hortaliças

Notícias

Oficina destaca educação alimentar e importância das hortaliças

IFTO na Agrotins

por publicado: 17/05/2022 12h26 última modificação: 19/10/2022 11h14

Se a Agrotins é o espaço ideal para mostrar os últimos lançamentos em maquinários para as lavouras, resultados de pesquisas que visam a melhoria do plantio e da criação de animais  de corte, entre outras inovações que promovam o desenvolvimento da agropecuária, também é o local propício para falar sobre alimentação.

Mais especificamente, educação alimentar e nutricional. Foi esse o tema que orientou a oficina ministrada pela coordenadora do projeto "Alimentação saudável: aprender a fazer e fazer para aprender" Jussara Campos, que também é nutricionista no Instituto Federal do Tocantins (IFTO).

A palestra movimentou o estande institucional na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins, a Agrotins 2022, na última sexta-feira, 13. Durante a oficina, Jussara apresentou alguns dos resultados do projeto que coordena e destacou a importância da alimentação saudável, abordando ainda o aproveitamento completo de hortaliças e vegetais em geral.

Para chamar a atenção para os valores nutricionais dos alimentos, ela fez uma dinâmica com as pessoas presentes e distribuiu um caça-palavras. "Por meio do jogo, as pessoas procuram os nomes das hortaliças e também veem quais são os valores nutricionais delas. E isso ajuda a fixar o conhecimento", explicou Jussara.

Lançamento do livro 

A oficina também marcou o lançamento do livro de receitas e atividades "Saúde no prato". Segundo Jussara, a obra reúne receitas em que os vegetais cultivados nas hortas pedagógicas - que fazem parte do projeto "Alimentação saudável: aprender a fazer e fazer para aprender" - são utilizados como ingredientes principais.

As pessoas que conseguiram encontrar nomes de hortaliças e vegetais na dinâmica do caça-palavras ganharam um exemplar do livro. A obra também está disponível para acesso online, por meio do link https://bit.ly/3wkDWXe

Conheça mais sobre o projeto "Alimentação saudável: aprender a fazer e fazer para aprender" e os seus produtos .