Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de extensão leva arte urbana e grafite a Rio da Conceição

Projeto de extensão leva arte urbana e grafite a Rio da Conceição

Dianópolis

A cidade ganhou transformações em muros e outros espaços urbanos
por Filipe Borges publicado: 05/03/2020 12h00 última modificação: 05/03/2020 17h08
Exibir carrossel de imagens Pra cego ver: estudantes durante projeto de extensão, que leva arte urbana e grafite a Rio da Conceição. Os dois estudantes estão em escadas, com tintas e pintando as paredes sem cor ainda. Fim da descrição.

Os estudantes do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), dos cursos técnicos integrado ao Ensino Médio da unidade de Dianópolis, sob coordenação dos professores Wilson Lima e Regilan de Souza, foram responsáveis por transformações artísticas em muros e outros espaços urbanos na cidade de Rio da Conceição, a 25km de Dianópolis. O projeto de intervenção urbana, intitulado “Rio Bonito” surgiu da demanda da comunidade local em tornar suas avenidas e passarelas em ambientes mais bonitos e agradáveis de se frequentar.

O trabalho acadêmico-social é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Rio da Conceição junto a Associação Comunitária de Desenvolvimento de Rio da Conceição e ao Conselho Municipal de Turismo da cidade e conta com a participação de estudantes que também moram na região. As práticas do projeto foram iniciadas em agosto do ano passado e terão continuidade durante o ano de 2020.

Já em finalização da primeira fase de execuções do projeto, o professor e responsável técnico Wilson Lima reitera que "executar a arte urbana com a linguagem do grafite já é algo comum nas grandes cidades. É, para além da simples arte crua, uma forma de educação ambiental e de reflexão sobre a estética urbana. É a valorização do espaço público e do ecoturismo."

O tema sugerido para as intervenções foram os recursos naturais, o meio ambiente, o turismo, o esporte e o lazer. Os resultados já podem ser vistos na cidade e beneficiam não só os estudantes artistas como também os moradores locais e os turistas da região.