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Educação inclusiva

por Diretoria de TI publicado 16/10/2017 10h23, última modificação 06/12/2018 14h56

Apresentação

por Diretoria de TI publicado 16/10/2017 10h23, última modificação 20/03/2018 09h31

A Coordenação de Educação Inclusiva e Diversidade (CEID) do IFTO/Campus Palmas tem como fundamentos básicos, princípios e atribuições, assessorar no planejamento, na orientação, no acompanhamento e na avaliação da proposta pedagógica da instituição, bem como na implementação das políticas de ensino que viabilizem a operacionalização de atividades curriculares dos diversos níveis, formas e modalidades da educação profissional técnica e tecnológica, atendendo sempre aos princípios da legalidade e da eticidade, norteada pelo regimento geral do IFTO.

Cabe a esta coordenação colaborar para a inovação e o aperfeiçoamento do processo educativo, assegurando uma gestão democrática realizada no coletivo, voltada para melhorias na acessibilidade arquitetônica, educacional, comunicacional e atitudinal tanto no espaço escolar, como na comunidade em geral.

As Ações Inclusivas no Campus Palmas buscam implementar sua Política de Diversidade e Inclusão, promovendo a cultura da educação do aprender a conviver com as diferenças. Os fazeres desta Política se voltam para as temáticas de inclusão e diversidade, em especial, para questões de inclusão dos estudantes com deficiência, das políticas afirmativas e das temáticas de gênero.

Para a efetivação dessas ações, na CEID existem núcleos vinculados, são estes:

- Núcleo de Apoio as Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNE) - com a finalidade de acompanhar a vida escolar dos estudantes com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação e as pessoas com diferentes dificuldades de aprendizagem conforme a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008).

- Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) - possui a finalidade de implementar as Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08, pautadas na construção da cidadania por meio da valorização da identidade étnico-racial, principalmente de negros, afrodescendentes e indígenas, procurando proporcionar a comunidade escolar a fomentação e a implementação de uma política de aceitação da diversidade e da diferença, através de uma educação pluricultural e pluri étnica.

- Núcleo Educacional de Gênero e Sexualidade (NEGES) - destinado à realização de ações relacionadas às questões de gênero e à diversidade sexual. Bem como estudos acerca da vida de mulheres e minorias sexuais, como: gays, lésbicas, travestis e transgêneros; intersexuais; em acrônimo atualizado denominado LGBTQIA (Lésbica, Gay, Bissexuais, Transexuais, Travestis e Transgêneros, Queer, Intersexuais e Assexuais).

Documentos

por Rosana Maria Santos de Oliveira publicado 06/11/2017 08h49, última modificação 06/11/2017 09h07

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