Engenharia Elétrica
Apresentação
Coordenador(a): Fábio Lima de Albuquerque (Currículo Lattes)
E-mail: eng.eletrica.palmas@ifto.edu.br
Telefone: (63) 3236 4040
Localização da Coordenação: Bloco 9
Sobre o Curso
Dados Gerais | |
---|---|
Grau | Bacharelado |
Área do Conhecimento | Engenharias |
Turno | Integral |
Duração do Curso | Mínimo de 10 semestres (5 anos) e Máximo de 20 semestres (10 anos) |
Autorização | Resolução Ad Referendum nº. 10/2015/CONSUP/IFTO, de 22 de maio de 2015, convalidada pela Resolução nº. 26/2015/CONSUP/IFTO, 25 de junho de 2015. |
Reconhecimento | - |
Renovação de Reconhecimento | - |
Conceito ENADE | - |
Conceito Preliminar do Curso (CPC) |
- |
Conceito de Curso (CC) |
- |
Objetivo Geral:
Os objetivos do curso de Engenharia Elétrica do Campus Palmas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, estão centralizados na formação humana e profissional do cidadão, para o desenvolvimento institucional, local, regional e nacional. O objetivo geral do curso de Engenharia Elétrica é a formar profissionais engenheiros eletricistas qualificados nos âmbitos tecnológico, científico e intelectual, que sejam proativos, capazes de empreender, criar, mobilizar conhecimentos humanos, científicos e tecnológicos visando o desenvolvimento pessoal para resolução de problemas de forma inovadora e o desenvolvimento da sociedade.
Objetivos Específicos:
Os objetivos específicos da formação em Engenharia Elétrica são:
- Fomentar a interação social do formando com a comunidade através de Atividades Complementares às práticas letivas;
- Formar engenheiros eletricistas generalistas para atendimento ao mercado de trabalho nacional;
- Capacitar os profissionais para o trabalho nas principais áreas da engenharia elétrica;
- Atender a legislação profissional habilitando o formando a atuar com atribuições profissionais plenas de um engenheiro eletricista;
- Proporcionar uma base de conhecimentos científicos consistentes de forma a possibilitar ao estudante prosseguir os estudos de pós-graduação;
- Possibilitar ao egresso do curso atualização através de componentes curriculares optativas;
- Possibilitar aos estudantes de outras instituições de nível superior cursar componentes curriculares do curso de engenharia, observados os devidos pré-requisitos;
- Permitir ao aluno a participação em programas de mobilidade acadêmica e intercâmbios;
- Transferir o conhecimento para suprir as demandas da sociedade através da execução de projetos de pesquisa e extensão;
- Desenvolver a habilidade para identificação e solução dos problemas de Engenharia, fazendo frente aos desafios tecnológicos e de mercado, mediante aprendizado continuo e gradual pela concepção e execução de projetos ao longo do curso.
Fale Conosco
Acervo do curso
Calendário Acadêmico
Corpo Docente
Documentos
Editais
Horário de aula
Infraestrutura
O Campus Palmas ocupa uma área de 128.508,39 m² com 31.789,59 m² de área construída, possuindo 17 blocos dos quais dois são pertencentes às áreas administrativas e os demais destinados às salas de aula, laboratórios e auditórios. O Auditório central tem 230 assentos e quatro outros auditórios com 90 assentos cada, distribuídos nos blocos acadêmicos do Campus. Um complexo esportivo com ginásio poliesportivo, 2 quadras externas, piscinas, campo de futebol e área de convivência. O Campus conta com um restaurante que serve, de segunda a sexta-feira, almoço e jantar aos estudantes, além de duas lanchonetes.
Os docentes possuem salas de trabalhos coletivas com mesas para reuniões e cadeiras diversas, quadros de avisos, armários para guarda de material, computadores ligados à internet, facilitando a flexibilização e comodidade dos mesmos no ambiente de trabalho. As salas dos docentes possuem iluminação, acústica, climatização adequada, além de banheiro masculino e feminino e de um espaço a parte que funciona como copa, composto por armários, fogão, geladeira, bebedouro de água e outros utensílios de cozinha.
O Campus Palmas conta com a Coordenação de Educação Inclusiva e Diversidade – CEID, que fica na primeira sala do bloco 14, o que facilita o acesso dos alunos com deficiência, por ter piso tátil. Há também outros núcleos como o NAPNE - Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas, que é destinado a realização de ações relacionadas às questões de Educação Inclusiva. O NEABI é um Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas, destinado a realização de pesquisas relacionadas às questões etnicorraciais subcategorizadas em afro-brasileira, africana e indígena. E por último, o NEGES, que é um Núcleo Educacional de Gênero e Sexualidade do IFTO – Campus Palmas, destinado a realização de ações relacionadas às questões de gênero e à diversidade sexual, bem como estudos acerca da vida de mulheres e minorias sexuais, assim como, o acrônimo atualizado denominado LGBTQIA (Lésbica, Gay, Bissexuais, Transexuais, Travestis e Transgêneros, Queer, Intersexuais e Assexuais).
Todos os blocos são interligados por passarelas cobertas, que proporcionam aos usuários do campus uma proteção contra a chuva e radiação solar. As instalações físicas do campus possuem rampas de acesso, em sua grande maioria com corrimãos que permitem o acesso das pessoas com deficiência física aos espaços de uso coletivo da instituição, assim como às salas de aula e laboratórios da instituição.
Há reservas de vagas em estacionamentos nas proximidades das unidades da instituição e banheiros adaptados que dispõem de portas largas e espaço suficiente para permitir o acesso de cadeira de rodas, com barras de apoio nas paredes dos banheiros, nos boxes e em torno das cubas, além de lavabos e bebedouros instalados em altura acessível aos usuários de cadeiras de rodas.
O Auditório Central possui rampa para acesso com cadeira de rodas, inclusive com barras de apoio lateral (guarda-corpo) para acesso do indivíduo ao palco. A nova biblioteca e o novo bloco de sala de aula também foram dotados de rampas para acesso de cadeira de rodas ao pavimento superior.
A Biblioteca “João Paulo II” do Campus Palmas do IFTO, disponibiliza ao público 35 mil volumes/exemplares, aproximadamente, de livros, periódicos, multimídia, normas técnicas, mapas, DVD`s etc. Tem como missão reunir, organizar e disseminar as informações contidas em seu acervo, visando atender as pesquisas, consultas e os empréstimos. E tem como finalidade promover o acesso, a recuperação e a disseminação da informação contribuindo para a formação de profissionais e cidadãos comprometidos com o desenvolvimento de uma sociedade democrática, inclusiva e social.