Técnico em Agronegócio
Sobre o Curso
Técnico em Agronegócio
Coordenador(a): Otávio Cabral Neto
E-mail: agronegocio.palmas@ifto.edu.br
Telefone: (63)
Habilitação: Técnico(a) em Agronegócio
Eixo Tecnológico: Recursos Naturais
Forma de Articulação: Integrado ao Ensino Médio
Duração do Curso: 3 anos
Turno: Integral
Objetivo Geral: Preparar profissionais capacitados a viabilizar soluções tecnológicas competitivas para o desenvolvimento e crescimento das empresas rurais alcance seus objetivos de forma eficiente, eficaz e com responsabilidade social e ambiental a partir do domínio da produção, processos e gestão do agronegócio.
Objetivos Específicos:
Capacitar técnica e empresarialmente os alunos nível médio vocacionados para a área, preparando-os para administrarem propriedades rurais, competitivamente e de maneira sustentada, garantindo níveis crescentes de renda para suas famílias e fortalecendo a integração dos produtos gerados pelo setor agrícola com o setor industrial de alimentos da Região;
Contribuir na geração de recursos humanos qualificados que dominem os conceitos e princípios básicos da produção, processos e gestão de agronegócio;
Capacitar profissionais para compreender as organizações rurais sob o enfoque das cadeias de produção e do agronegócio e a inter-relação entre os elos das cadeias produtivas;
Dirigir e coordenar estudos e análises, bem como implementar programas de desenvolvimento da agricultura familiar;
Dirigir programas de avaliação, políticas e planos, levando em consideração as características dos empreendimentos rurais, a pluriatividade, o associativismo e o cooperativismo no agronegócio;
Fomentar a discussão do objeto e da prática da gestão rural;
Desenvolver, além da capacidade analítica, executiva e decisória, condições de discutir novas alternativas de negócios no espaço rural;
Capacitar profissionais para a prática do Cooperativismo e o desenvolvimento de redes de produção.
Capacitar o profissional para assessorar, tecnicamente, os segmentos do agronegócio para a utilização sustentável dos recursos ambientais.
Formar profissionais com visão sistêmica da estrutura de produção agrícola e da gestão de políticas públicas voltadas ao meio rural, com capacidade para gerar tecnologias, operar, maximizar e dar sustentabilidade aos sistemas agroindustriais, a partir do conhecimento das atividades rurais e das relações intersetoriais com o mercado.
Preparar profissionais capacitados para atuar em equipes multidisciplinares, compreender a necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional, a assessorar agricultores e agroindústrias pratica de formas associativas e cooperativas, apoiarem iniciativas associativas no setor do agronegócio, colaborar no planejamento e na organização de agroindústrias de acordo com as potencialidades locais. Utilizar a tecnologia na elaboração de projetos administrativos para a agropecuária, visando a eficiência econômica e a eficácia dos resultados de uma empresa rural, não importando o tamanho da propriedade, e de forma que esta seja de uma autêntica empresa rural, buscando-se o lucro através da comercialização dos produtos obtidos.
Campo de Atuação:
Propriedades rurais. Estabelecimentos agroindustriais. Empresas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa.
Fale Conosco
Perguntas Frequentes
Acervo do curso
Calendário Acadêmico
Corpo Docente
Nome | Regime de Trabalho | Formação e Titulação |
---|---|---|
|
||
|
Documentos
Horário de aula
Infraestrutura
O Campus Palmas do IFTO oferece como ambientes acadêmicos essenciais mais de 40 salas de aula, com mais 36 em construção, além de biblioteca, auditório, refeitório, 04 mini-auditórios e mais de 40 laboratórios e oficinas, o que garante uma condição adequada ao desenvolvimento dos currículos.
A instalação de uma nova biblioteca com mais de 2.500,00m², amplia o atendimento tanto para a comunidade interna como externa. A nova Biblioteca do Campus Palmas possui salas de estudos individuais, salas de leitura para estudo coletivo, sala do acervo de livre acesso, salas para acesso à internet, salas de vídeo, salas de periódicos, entre outras. A Biblioteca assina jornais locais, revistas nacionais, além de revistas técnicas da área de Física. A biblioteca possui livre acesso ao acervo, possibilitando ao usuário o manuseio das obras e retirada de exemplares através do empréstimo informatizado. A biblioteca dispõe também de um sistema antifurto para segurança do patrimônio.
Os seguintes serviços são oferecidos pela biblioteca:
-Consulta on-line do acervo;
-Empréstimo domiciliar automatizado;
-Reserva;
-Renovação;
-Acesso à Internet;
-Pesquisa bibliográfica;
-Orientação e normalização básica de trabalhos acadêmicos;
-Horário de funcionamento diário ininterrupto.
A atualização do acervo é feita anualmente, de acordo com a dotação orçamentária disponível para compra de acervo bibliográfico, onde são comprados livros de acordo com a ementa do Curso, para dar suporte às aulas, às pesquisas e executada pelo corpo docente. A solicitação é feita pelos professores junto às Coordenações que encaminham as requisições para Coordenação da Biblioteca e posteriormente para a Diretoria de Administração e Planejamento.
Já foi implantada a Empresa Júnior do Instituto Federal de Tecnologia (IFTO) – Campus Palmas, mobilizada pelos estudantes do curso superior de tecnologia em Agronegócio. O projeto expressa a necessidade, viabilidade, natureza e forma de uma Empresa Júnior na área de atuação dos Cursos Superiores e Técnicos do IFTO.
O Campus Palmas do IFTO possui ainda um Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais - NAPNE, com trabalho voltado especificamente às políticas de acessibilidade.
As instalações físicas do campus possuem rampas, em sua grande maioria com corrimãos que permitem o acesso das pessoas com deficiência física aos espaços de uso coletivo da instituição, assim como as salas de aula e laboratórios da instituição. Há reservas de vagas em estacionamentos nas proximidades das unidades da instituição, e banheiros adaptados que dispõem de portas largas e espaço suficiente para permitir o acesso de cadeira de rodas, com barras de apoio nas paredes dos banheiros nos boxes e em torno das cubas, além de lavabos e bebedouros instalados em altura acessível aos usuários de cadeiras de rodas.
Existem também telefones públicos instalados em altura acessível aos usuários de cadeiras de rodas, instalado junto à área de vivência, assim como telefones públicos adaptados às pessoas com deficiência auditiva, instalado junto à recepção e na sala do NAPNE.