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Chamada para Submissão

por Leysson Muriel publicado 14/04/2025 08h00, última modificação 22/04/2025 16h13
Submissões abertas: de 15 de abril a 12 de agosto de 2025.

Chamada para Submissão de Trabalhos para 16ª Jornada de Iniciação Científica e Extensão – JICE

As submissões poderão ser realizadas no período de 15 de abril a 12 de agosto de 2025. Esta edição tem como tema: "Cultura Oceânica

Os modelos para elaboração de trabalho e apresentação estão disponíveis no site da 16ª JICE no menu Modelo para Submissão.

Acesse: https://www.even3.com.br/identidade-ifto-2025/, clique na opção SUBMETER TRABALHO. 

Diretrizes para Autores

Os trabalhos deverão ser submetidos no formato de resumo expandido, dentro do prazo estabelecido no cronograma do evento. A formatação dos trabalhos deverá ser verificada no modelo de trabalho disponibilizado no site do evento, disponível em: https://www.ifto.edu.br/ifto/jice/, no menu Modelo para Submissão.

Os autores deverão seguir fielmente as instruções de formatação do modelo do trabalho e enviar os arquivos, em formato pdf e em duas versões: (1) com o nome dos autores e (2) sem o nome dos autores.

O trabalho deve possuir tamanho único de 4 (quatro páginas) contendo obrigatoriamente: Título, Introdução, Objetivo, Material e Métodos, resultados e discussão; considerações finais, Agradecimentos e Referências.

Os trabalhos podem conter figuras, gráficos ou tabelas com os títulos e legendas seguindo as orientações presentes no modelo de trabalho. Agradecimentos ou menções às instituições financiadoras devem ser inseridas após a seção Considerações Finais. As citações e as referências completas deverão seguir as normas vigentes da ABNT.

Os trabalhos que não seguirem as regras de formatação e que não apresentarem resultados de pesquisa ou de atividades de extensão, não serão considerados para avaliação.

Os autores devem redobrar a cautela na redação e revisão de seus trabalhos, assumindo total responsabilidade pelo conteúdo, incluindo a conformidade com os aspectos regulatórios aplicáveis. Pois trabalhos que não atenderem às correções solicitadas, bem como aqueles que obtiverem uma nota inferior a 6,0, não devem ser aprovados.


Orientações para elaboração do resumos expandidos para a 16ª JICE

Introdução - A introdução tem a função de contextualizar o tema do trabalho, apresentando a problemática que será abordada. Deve conter uma base conceitual e teórica, com suporte em referências bibliográficas relevantes. Além disso, deve explicitar a justificativa do estudo, ou seja, a importância da pesquisa e os motivos que levaram à sua realização. Por fim, a introdução deve incluir o ponto central da pesquisa, que orientará o desenvolvimento do trabalho.

Objetivo - Indicar, de forma clara e objetiva, o que se pretende alcançar com o estudo.

Material e Métodos - Esta parte descreve os procedimentos utilizados na pesquisa, detalhando os materiais, instrumentos e técnicas adotadas. Deve-se explicar como os dados foram coletados, analisados e interpretados. Essa seção é essencial para garantir a replicabilidade do estudo, permitindo que outros pesquisadores compreendam e, se necessário, reproduzam a investigação.

Resultados e Discussão - Os resultados devem ser apresentados de forma clara e objetiva, podendo incluir tabelas, gráficos e descrições detalhadas. Na discussão, os achados da pesquisa são analisados à luz do conhecimento existente, comparando-os com estudos anteriores e destacando sua relevância para a área de estudo.

Considerações finais - Deve-se apontar as principais conclusões do trabalho, respondendo à pergunta da pesquisa e verificando se os objetivos propostos foram alcançados. Também é possível apontar limitações do estudo e enfatizar o impacto gerado pelo trabalho e as limitações que persistem.

Agradecimentos - Utilizada para reconhecer instituições, agências de fomento, professores, colegas ou outras pessoas que contribuíram significativamente para a realização do trabalho.

Referências - Todas as fontes citadas no trabalho devem ser devidamente referenciadas conforme as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

 

Apresentação dos pôsteres e apresentação oral dos trabalhos

Os trabalhos aprovados pela Comissão Científica serão apresentados na forma de pôster (impresso com dimensões de 1,20 x 0,90 m; sob responsabilidade dos autores) e/ou na forma de apresentação oral (arquivo digital), seguindo modelos disponíveis em: https://www.ifto.edu.br/ifto/jice/.

Fica a critério dos autores utilizar figuras, gráficos e tabelas no pôster e/ou na apresentação.

A definição do formato de apresentação, seja oral ou pôster, será realizada pela Comissão Científica.

Para a apresentação de pôster, o tempo da apresentação não poderá exceder 10 minutos. Os avaliadores terão até 10 minutos destinados à arguição.

Para a apresentação oral, o tempo da apresentação não poderá exceder 10 minutos. Os avaliadores terão até 15 minutos destinados à arguição.

As datas, horários e o formato das apresentações (oral ou pôster) dos trabalhos aprovados serão divulgados no site do evento, de acordo com o cronograma estabelecido. disponível em: https://www.ifto.edu.br/ifto/jice/

Os critérios de avaliação pela Comissão Científica estão disponíveis em: https://www.ifto.edu.br/ifto/jice/

 

Submissão dos trabalhos

As submissões poderão ser realizadas no período de 15 de abril a 12 de agosto de 2025.

Acesse: https://www.even3.com.br/identidade-ifto-2025, clique na opção
SUBMETER TRABALHO.
O autor será levado à página de login, caso não seja cadastrado deverá clicar no item: "Ainda não tem conta? Clique aqui para criar uma". Cadastre-se no sistema.

Inscrição

Após a realização do cadastro, será direcionado a tela inicial do sistema. Para submeter um trabalho é necessário que primeiro se inscreva no evento. Clique em "Realizar inscrição" e selecione a categoria em que se enquadra (Estudante do IFTO, Servidor(a) do IFTO ou Comunidade Externa) e clique em "REALIZAR INSCRIÇÃO". Preencha os dados necessários para inscrição e clique em "Continuar". Revise a inscrição e clique em "Concluir inscrição".

Submissão do trabalho

Após a realização da inscrição, clique em "Submissões". Em seguida clique em "Submeter".


Passo 1 Em Modalidade Selecione “Resumo expandido”

Passo 2. selecione a Área temática do trabalho;

Passo 3. Escreva ou cole corretamente o Título do trabalho;

Passo 4. em Arquivos clique em "Arquivo identificado” faça Upload do trabalho com a identificação dos autores. Em "Arquivo não-identificado" faça upload do trabalho sem os nomes dos autores.

ATENÇÃO! Não realize o upload de trabalhos identificados ou não identificados em local incorreto. A troca indevida de arquivos poderá resultar na eliminação do trabalho.

Passo 5. Clique em "Adicionar Autor" e inclua todos os autores corretamente (até 10 autores), nome e e-mail. (Usar os mesmo e-mail que os autores usaram para se inscrever no evento);
Marque o(a) autor(a) que for o(a) professor(a) orientador(a);
Todos os autores devem estar inscritos no evento.

Passo 6: Em "Escolher Apresentador" selecione quem será o(a) apresentador(a) do trabalho;

Passo 7: Em "Unidade/Campus" selecione a unidade do IFTO na qual o autor apresentador é vinculado;

Passo 8: Em "Dados bancários do(a) Apresentador(a) se for estudante do IFTO (banco, agência e conta corrente/poupança e pix. O pix deve ser CPF)". Informe os dados bancários apenas do apresentador(a) se for estudante do IFTO, caso o(a) apresentador(a) não seja estudante do IFTO preencha "0" em todos os campos.

Passo 9: Clique em: "Declaro que li e estou de acordo com as regras para submissão"; 

Passo 10: Clique em Submeter. Ao clicar em submeter o trabalho é enviado para avaliação.

Inscrições.

Para realizar a inscrição acesse: https://www.even3.com.br/identidade-ifto-2025/.


Programação

A 16ª JICE será realizada entre os dias 10 a 13 de outubro de 2025 na cidade de Gurupi, TO.

Programação disponível em: https://www.ifto.edu.br/ifto/jice/

Avaliação dos trabalhos submetidos

Os critérios para correção dos trabalhos estão disponíveis em: https://www.ifto.edu.br/ifto/jice/

Os trabalhos avaliados pelos avaliadores ad hoc que exigirem ajustes serão devolvidos para correção apenas uma única vez.
Trabalhos que, após devolvidos, não apresentarem os ajustes solicitados ou que forem reenviados fora do prazo estabelecido, ou que obtiver uma nota inferior a 6.0 serão considerados não aprovados.


Premiação

As premiações são para os trabalhos de extensão e de pesquisa, sendo premiados os 3 melhores nas seguintes categorias:
Bolsistas de Iniciação Científica do PIBIC-EM, PIBIC, PIBIC-AF, PIBITI e Trabalhos de Extensão;
Prêmio Jovem Cientista Francisco Filho para estudantes de cursos superiores;
e Prêmio Jovem Cientista Francisco Filho para estudantes de ensino médio, que premia trabalhos nas nove áreas do conhecimento - Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Engenharias; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Lingüística, Letras e Artes; Multidisciplinar; e Trabalhos de Extensão.