Notícias
Campus Avançado Formoso do Araguaia promoveu semana
Consciência Indígena
Estudantes, professores, técnicos administrativos e parceiros do Campus Avançado Formoso do Araguaia, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), uniram-se para realização da III Semana de Consciência Indígena, realizada entre os dias 16 e 20 de abril.
Segundo o diretor da unidade, Marlon Brito, a ação é prevista no calendário escolar e alcança, entre outros objetivos, o cumprimento do art. 26-A da Lei no 9.394 (LDB), "somos um estabelecimento de ensino público e como educadores cumpre-nos promover o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena, de forma contínua e transversal nos estudos dos conteúdos de nossos cursos e em outras atividades de extensão e pesquisa que promovemos", comenta.
Segundo a coordenadora da atividade, professora Márcia Moreira, entre as ações envolveram projetos de Cultura e Arte do campus, em parceria com o Colégio Estadual Benedito Pereira Bandeira; com recital poético temático, palestra e teatro, "que trouxeram à reflexão as condições do indígena na sociedade local e brasileira", afirma.
Foi promovida uma palestra sobre os indígenas e os desafios na sociedade, ministrada por indígenas que residem na Ilha do Bananal, das etnias Javaé e Karajá.
E ainda a participação dos estudantes indígenas da unidade na inauguração de espaço indígena, rodas de conversa sobre temas como: quem somos, estereótipos na universidade, descolonizando pensamentos sólidos e o indígena na universidade", que foi promovido no Campus Gurupi, Universidade Federal do Tocantins (UFT).