Notícias
Consup realiza reuniões extraordinárias para aprovação de pautas importantes para IFTO
O Conselho Superior (Consup) do IFTO realizou duas reuniões extraordinárias na manhã da terça-feira, 26, no auditório da Reitoria. A primeira reunião teve pauta única, que consistiu na deliberação acerca da proposta de renovação e autorização da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (FAPTO) para atuar como fundação de apoio ao IFTO. Na ocasião, o diretor-geral da FAPTO, Léo Araújo, apresentou um relatório das atividades desenvolvidas pela FAPTO em 2023. Após a apresentação e esclarecimentos de dúvidas apresentadas pelos conselheiros, foi aprovada a renovação e autorização da parceria IFTO e FAPTO.
Já a segunda reunião teve início com a apresentação dos novos conselheiros do Consup para o biênio 2024-2025. Em seguida, foi colocado em votação e aprovado o relatório final das atividades desenvolvidas no IFTO pelo Programa de Educação Tutorial — Pet-Civil no decorrer do ano de 2023.
Foi aprovado, também, o Relatório de Gestão, exercício 2023, do IFTO. O documento foi apresentado pela pró-reitora de Administração, Juliana Ferreira Queiroz. O relatório de gestão é uma ferramenta de acompanhamento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFTO, por meio dele é possível acompanhar os indicadores e metas definidos pela instituição. Ele também é uma exigência dos órgãos de controle externos, em especial, do Tribunal de Contas da União.
Durante a reunião, os conselheiros convalidaram: a resolução que autorizou a implantação do curso Técnico em Agricultura integrado ao ensino médio ofertado pelo Campus Avançado Lagoa da Confusão; resolução que nomeou os membros titulares e suplentes do IFTO; resolução a servidora Rosana Sara da Silva Brito para ocupar o cargo de auditor, para exercer o cargo de chefe da Unidade de Auditoria Interna da Unidade de Auditoria Interna do Consup-IFTO.
O conselheiro Paulo Paz aproveitou o espaço dos informes gerais para apresentar um questionamento a respeito da criação de um novo Campus do IFTO na cidade de Tocantinópolis, anunciada no dia 12 de março. O presidente do Consup, reitor Antonio da Luz, esclareceu que o IFTO aguarda o envio de orientações do MEC para iniciar os procedimentos de implantação.
Foi pontuado, ainda , na reunião o cenário de indicativo de greve pela representante do Sinasefe, Márcia Amado. Houve manifestações de conselheiros relacionadas à preocupação com os efeitos de uma possível greve e também ressaltando a sua relevância. Sobre a questão, o presidente do Consup informou que o IFTO atuará no sentido de resguardar os direitos de todos.
Cabe destacar que as decisões sobre deflagração ou não de greve serão tomadas via assembleias sindicais. O assunto foi discutido durante a reunião do Consup a título de esclarecimentos.
Confira a gravação da reunião na íntegra aqui.