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Diversos produtos são desenvolvidos no IFTO por meio do mestrado ProfEPT

Integração de saberes

Comunidade pode ter acesso aos detalhes de cada pesquisa
por Mayana Matos publicado: 01/10/2021 13h50 última modificação: 13/10/2022 10h01

São vários e diversificados os produtos educacionais resultantes das pesquisas realizadas no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Trata-se do mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica, em rede nacional, ofertado pelo Instituto Federal do Tocantins (IFTO). 

Atualmente, o programa conta com mais de 20 produções, em diversas áreas do conhecimento. Os detalhes de cada produto e seus respectivos autores estão publicados no Portal do IFTO. Basta acessar o link https://www.ifto.edu.br/profept/produtos-educacionais. São eles: 

O uso da WebQuest na análise de erros matemáticos

Dinelise Sousa Santos(Autora) e Albano Dias Pereira Filho (Orientador)

Letramentos para construção da autonomia do Técnico de Nível Médio em Agropecuária: uma proposta Didática para o Ensino Híbrido da comunicação oral-argumentativa

Gleyde Ohana Ribeiro dos Santos(Autora) e Rivadavia Porto Cavalcante(Orientador)

Uso do Google Workspace para implementar sequências Didáticas

Dyego Pereira Lima(Autor) e Claudio de Castro Monteiro(Orientador)

TICWAY: uma Metodologia de Ensino auxiliada por Tecnologia

Rodrigo Antonio Magalhães Teixeira(Autor) e Claudio de Castro Monteiro(Orientador)

Pegadas da inclusão: um jogo de tabuleiro digital em Libras para o contexto do Ensino Médio Integrado

Edivaldo dos Santos Junior(Autor) e Jair José Maldaner(Orientador), Rivadavia Porto Cavalcante(Coorientador)

Uma proposta de ensino para Educação Física no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional

Gabriela de Medeiros Cabral(Autora) e Jair José Maldaner(Orientador)

“Quem canta seus males espanta” Um caderno de atividades para o ensino da escrita e da oralidade no contexto de formação do técnico de nível médio.

Danilo Marcus Barros Cabral (Autor) e Rivadavia Porto Cavalcante (Orientador)

A inserção e a formação omnilateral e integral do estudante surdo nas aulas de Física

Evaneide de Brito Feitosa Aguiar(Autora) e Weimar Silva Castilho(Orientador)

A inserção e a formação omnilateral e integral do estudante surdo nas aulas de Física

Evaneide de Brito Feitosa Aguiar(Autora) e Weimar Silva Castilho(Orientador)

Utilização dos jogos didáticos para o Ensino Aprendizagem de conceitos estatísticos em uma turma de Ensino Médio Integrado

Islani Silva Maia(Autora) e Weimar Silva Castilho(Orientador)

Sequência didática para o ensino do voleibol no ensino médio integrado à educação profissional

Alex Gomes Carrasco (Autor) e Jair Jose Maldaner (Orientador).

Put it in Practice: um modelo didático para o ensino da comunicação oral em inglês na formação técnica de nível médio em eventos

Diana Barbosa Bernardelli de Rezende (Autora) e Rivadavia Porto Cavalcante (Orientador).

Guia didático para o ensino do conteúdo de economia solidária: Uma proposta a partir da utilização das feiras de economia solidária

Eliscleia Alves da Silva (Autora) e Raimundo Laerton de Lima Leite (Orientador).

Sala de aula invertida: Roteiro didático: o uso da videoaula no ensino de sociologia

Ibanes Alves Castro (Autor) e Weimar Silva Castilho (Orientador).

A Webquest como ferramenta tecnológica da aprendizagem baseada em problemas: proposta de aplicação ao estudo do biogás no curso técnico em meio ambiente

Inês Maria de Castro Garção Oliveira (Autora) e Mary Lúcia Gomes Silveira de Senna (Orientadora).

Produto Educacional: aplicativo FinCalc

Josenilma da Silva (Autora) e Valci Ferreira Victor (Orientador).

A prática educomunicativa na formação integral: a produção de podcast no IFTO Campus Araguatins

Kelinne de Guimarães (Autora) e Weimar Castilho (Orientador).

Vale ressaltar ainda que os produtos educacionais do ProfEPT, ofertado pelo IFTO, bem como pelos Institutos Federais credenciados, podem ser acessados, também, na plataforma aberta https://educapes.capes.gov.br.

Começando com Ciência

O IFTO também dispõe de um projeto chamado "Começando com Ciência", cujo objetivo é dar visibilidade às ações, aos projetos e publicações dos servidores do IFTO. O projeto foi iniciado em maio deste ano. 

O acolhimento dos materiais enviados pelos servidores é realizado pelo e-mail da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (propi@ifto.edu.br) e, publicados, mensalmente, na página oficial do IFTO no Instagram. Um modo pelo qual a comunidade pode conhecer as publicações intelectuais dos servidores nas diversas áreas das ciências, bem como os registros de patentes de servidores do IFTO e, ainda, os grupos de pesquisas do IFTO distribuídos por áreas do conhecimento.