Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Editais de apoio à pesquisa no âmbito do IFTO são publicados

Notícias

Editais de apoio à pesquisa no âmbito do IFTO são publicados

Fomento

Inscrições devem ser feitas até o dia 25 de abril via SUAP
por Maiara Sobral publicado: 31/03/2025 17h14 última modificação: 08/04/2025 07h57

Com o objetivo de apoiar a pesquisa produzida por servidores e estudantes do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), na última sexta-feira, 28, foram publicados três editais: Edital PIC/IFTO/CNPqEdital PAP/EGPEdital PAP/PQ e Edital PAP/APL. Segundo os cronogramas das seleções, as inscrições devem ser feitas até o dia 25 de abril via o Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP).

O PIC/IFTO oferece quatro modalidades de iniciação científica. O PIBIC é voltado para alunos de cursos superiores que desejam fazer pesquisa. O PIBIC-AF é destinado a estudantes de graduação que fazem parte de políticas de ações afirmativas. O PIBITI é para alunos de cursos superiores de tecnologia interessados em inovação e desenvolvimento tecnológico. Já o PIBIC-EM é voltado para estudantes de cursos técnicos integrados ao ensino médio que querem iniciar na pesquisa científica.

Já o PAP/EGP visa fortalecer os grupos de pesquisa cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e certificados pelo IFTO. Ele define as regras para a seleção de propostas que ajudam a estruturar esses grupos. 

Por sua vez, o PAP/PQ tem o objetivo de conceder apoio financeiro a docentes do IFTO, oferecendo bolsas na modalidade de Produtividade em Pesquisa e Inovação, além de um adicional para despesas de pesquisa.

E por fim, as propostas para o PAP/APL devem tratar de temas como inovação na gestão, redução de custos, vendas, criação de marcas, melhoria e valorização dos produtos, diminuição dos impactos ambientais e adoção de sistemas e parcerias para certificar produtos em Arranjos Produtivos Locais (APLs) que o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTIC) considere como áreas prioritárias, segundo estabelecido na Portaria MCTIC nº 1.122/2020, com texto alterado pela Portaria MCTIC nº 1.329/2020.

Cabe destacar que os editais para estruturação dos grupos de pesquisa e para produtividade ofertam cotas específicas para as pesquisas coordenadas e executadas por mulheres, é importante conferir no edital os critérios para essa divisão. 

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: pesquisa@ifto.edu.br