Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes da unidade de Porto Nacional celebram ótimo resultado na VI MOBFOG

Notícias

Estudantes da unidade de Porto Nacional celebram ótimo resultado na VI MOBFOG

Competição de foguetes

Equipes da unidade conquistaram as quatro primeiras colocações no campeonato
por Greiciane Souza publicado: 20/05/2022 14h41 última modificação: 19/10/2022 11h16

Com informações da página oficial da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Um grupo de 17 estudantes da unidade de Porto Nacional do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) viajou até Araguaína, no norte do estado, no sábado, 14. O compromisso era participar da etapa regional da VI Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), realizada na unidade do IFTO daquela cidade. Na volta para casa, eles trouxeram troféus e medalhas após conquistarem os quatro primeiros lugares na competição, que reuniu 42 equipes de escolas do Tocantins e do Maranhão.

O trabalho feito pelos estudantes até chegar ao excelente resultado na MOBFOG foi intenso, considerando o curto intervalo de tempo entre a volta às aulas presenciais e a realização do campeonato. O desafio também era grande: construir os foguetes com garrafa PET e produzir o combustível com bicarbonato de sódio e vinagre para fazê-lo ir mais longe do que o dos outros competidores. De acordo com o professor de Física, Rodrigo Araújo, responsável pelo projeto na unidade, os obstáculos foram superados com muita dedicação dos participantes. “Apesar de o tempo ter sido muito curto, porque tivemos um mês e são alunos que não tinham referência sobre o projeto por conta da pandemia. Eles tiveram um mês para assimilar e colocar em prática. É uma turma bem responsável”, exaltou.

Mesmo durante o período de aulas remotas e sem a realização da Mostra, o professor Rodrigo já instigava os estudantes sobre o campeonato. Maria Eduarda Batista dos Santos, do 3° ano do curso técnico integrado em informática para internet, foi uma das alunas que teve o interesse despertado nesse período. “Participar da Mobfog era uma vontade que eu tinha desde o 1° ano do ensino médio, mas veio a pandemia e o objetivo teve que ser adiado. Já no 3° ano, antes mesmo das aulas presenciais retornarem, o professor Rodrigo comentou sobre o campeonato e nos incentivou a participar”. Com os colegas de turma, Marcos Vinicius Ferreira Gomes e Caio Felipe Souza Moreira, a estudante formou a equipe Júpiter, vencedora da MOBFOG após conseguirem lançar um foguete a 174 metros de distância.

Além do troféu de campeões, o trio vencedor garantiu uma vaga na competição nacional que acontece em outubro, na cidade de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. Maria Eduarda celebra a conquista e comenta sobre a expectativa da participação na próxima etapa. “Estamos muito animados com a fase nacional. Vai ser uma honra representar o meu campus. Foi uma experiência incrível e creio que a próxima etapa será melhor ainda”.

Mostra Brasileira de Foguetes

A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes.

A Mostra Brasileira de Foguetes é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais.

O campeonato é uma organização da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (Oba).