Notícias
Estudantes da unidade de Porto Nacional celebram ótimo resultado na VI MOBFOG
Competição de foguetes
Com informações da página oficial da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
Um grupo de 17 estudantes da unidade de Porto Nacional do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) viajou até Araguaína, no norte do estado, no sábado, 14. O compromisso era participar da etapa regional da VI Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), realizada na unidade do IFTO daquela cidade. Na volta para casa, eles trouxeram troféus e medalhas após conquistarem os quatro primeiros lugares na competição, que reuniu 42 equipes de escolas do Tocantins e do Maranhão.
O trabalho feito pelos estudantes até chegar ao excelente resultado na MOBFOG foi intenso, considerando o curto intervalo de tempo entre a volta às aulas presenciais e a realização do campeonato. O desafio também era grande: construir os foguetes com garrafa PET e produzir o combustível com bicarbonato de sódio e vinagre para fazê-lo ir mais longe do que o dos outros competidores. De acordo com o professor de Física, Rodrigo Araújo, responsável pelo projeto na unidade, os obstáculos foram superados com muita dedicação dos participantes. “Apesar de o tempo ter sido muito curto, porque tivemos um mês e são alunos que não tinham referência sobre o projeto por conta da pandemia. Eles tiveram um mês para assimilar e colocar em prática. É uma turma bem responsável”, exaltou.
Mesmo durante o período de aulas remotas e sem a realização da Mostra, o professor Rodrigo já instigava os estudantes sobre o campeonato. Maria Eduarda Batista dos Santos, do 3° ano do curso técnico integrado em informática para internet, foi uma das alunas que teve o interesse despertado nesse período. “Participar da Mobfog era uma vontade que eu tinha desde o 1° ano do ensino médio, mas veio a pandemia e o objetivo teve que ser adiado. Já no 3° ano, antes mesmo das aulas presenciais retornarem, o professor Rodrigo comentou sobre o campeonato e nos incentivou a participar”. Com os colegas de turma, Marcos Vinicius Ferreira Gomes e Caio Felipe Souza Moreira, a estudante formou a equipe Júpiter, vencedora da MOBFOG após conseguirem lançar um foguete a 174 metros de distância.
Além do troféu de campeões, o trio vencedor garantiu uma vaga na competição nacional que acontece em outubro, na cidade de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. Maria Eduarda celebra a conquista e comenta sobre a expectativa da participação na próxima etapa. “Estamos muito animados com a fase nacional. Vai ser uma honra representar o meu campus. Foi uma experiência incrível e creio que a próxima etapa será melhor ainda”.
Mostra Brasileira de Foguetes
A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes.
A Mostra Brasileira de Foguetes é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais.
O campeonato é uma organização da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (Oba).