Notícias
Formalizada doação de área da unidade do IFTO de Formoso do Araguaia
Conquista
O terreno de 33.900m² e estrutura predial em que funciona a unidade do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) de Formoso do Araguaia agora pertence oficialmente à instituição. A formalização aconteceu na última sexta-feira, 22, em sessão extraordinária da Câmara dos Vereadores do município. A doação da área e infraestrutura já era almejada há tempos e o pedido foi formalizado este ano e contou com amplo apoio popular.
O estudante do 2º ano do curso técnico em Agricultura integrado ao ensino médio João Wictor Batista Gomes participou de todas as audiências e sessões plenárias que trataram do tema. Para ele, o resultado foi motivo de grande alegria. “Estive presente em todas as sessões, audiências. E fico extremamente feliz com o resultado que tivemos, pois após longos anos de espera, o prédio ser finalmente propriedade do Instituto, isso não é só uma vitória do IFTO, mas também uma grande conquista para Formoso do Araguaia”, comemorou o estudante.
Idjawala Rosa Karajá é pai de uma estudante da unidade e conta que foi com grande surpresa que viu a instalação do IFTO no município. "Como morador na cidade de Formoso do Araguaia, não acreditei ao ver que o Instituto Federal do Tocantins chegara à nossa cidade", disse o morador, que resolveu dedicar a pesquisa do seu trabalho de conclusão de curso a conhecer mais a instituição. "Nessa ocasião, tomei conhecimento da história do instituto em nossa cidade. Senti medo de perder uma escola de tão alto nível, quando vi que os gestores pareciam que não tinham dimensão da magnitude dos profissionais dispostos a contribuir com nossa população. Corri atrás para matricular meus filhos", relatou o morador, que também iniciou uma articulação com autoridades locais para buscar uma solução para a questão da formalização da doação do terreno para o IFTO.
Fernanda Ferreira dos Reis Andrade, que atualmente é professora substituta na unidade, também comemorou o resultado. Ela conta que a instituição tem um papel fundamental tanto nas pessoas da sua família, como de toda a comunidade do município. "Sinto grande honra em dizer que o IFTO faz parte da minha história, proporcionando acesso à educação de qualidade, promovendo o desenvolvimento local e oferecendo oportunidades. A conquista desta instituição de educação federal em um município do interior é resultado de uma luta árdua e dedicada de toda comunidade, servidores e alunos que, durante 10 anos, batalharam incansavelmente para tornar esse sonho uma realidade. Essa conquista representa não apenas um marco para a educação de Formoso do Araguaia, mas também um exemplo inspirador de mobilização e perseverança", destacou a professora.
A vereadora responsável pela formalização do pedido de doação da área, Rosa Maria Martins Costa, diz que o sentimento é de gratidão pelo resultado. No pedido que protocolou, ainda em junho deste ano, ela justificou que a doação do terreno permitiria ao campus avançado do IFTO a oferta de novos cursos, com muitos benefícios para a região. "Finalmente, a instituição poderá avançar. Isso será algo muito bom para nossos jovens e, consequentemente, para nosso município, em que trará o benefício da educação de qualidade e, adicionalmente, da geração de emprego e renda. Será bom lembrar que essa grande conquista irá fazer parte do meu legado", celebrou a parlamentar.
Estiveram presentes na sessão extraordinária que concluiu o processo de doação do terreno ao Campus Avançado Formoso do Araguaia, do IFTO, a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Márcia Adriana Ribeiro, que também é servidora efetiva da unidade, que representou o reitor do IFTO, Antonio da Luz Junior, o diretor-geral do IFTO de Formoso do Araguaia, Manoel Delintro, além de servidores e estudantes da unidade e pessoas da comunidade em geral.