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IFTO desenvolve hortas pedagógicas em diversas unidades
Educação alimentar e nutricional
O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) desenvolve, em diversas unidades, o projeto "Alimentação Saudável: aprender a fazer e fazer para aprender". Trata-se da implantação de hortas pedagógicas. O projeto fundamenta-se na articulação entre educação profissional, alimentar e nutricional, partindo do campo à mesa do consumidor, ou seja, dos conhecimentos técnicos acerca da produção de alimentos com vistas à promoção de hábitos alimentares saudáveis.
Neste mês de julho, foi implantada horta pedagógica na unidade de Formoso do Araguaia. A unidade possui cooperação técnica com a Prefeitura Municipal, de modo a atender a comunidade do Setor Aliança e também a Unidade Penal do Município. Recentemente, na cidade, foram implantadas três hortas pedagógicas e, no mês de agosto, serão realizadas as oficinas de educação alimentar e nutricional.
Também participam do projeto as unidades de: Dianópolis, Lagoa da Confusão e Pedro Afonso. Estas receberam os insumos e equipamentos que, seguindo as regras de biossegurança, iniciaram a implantação das hortas nas localidades.
De acordo com a Proex, antes da pandemia, foram iniciadas as hortas pedagógicas na Escola municipal São José e na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Dianópolis. Também foram iniciadas atividades nas unidades de Lagoa da Confusão, no qual o projeto foi executado em um assentamento e, na Escola Municipal de Marianópolis, foi ofertado um curso para produção de olerícolas. Em Pedro Afonso, iniciou-se a construção do Sistema Mandala, que servirá como referência para atividades formativas.
As hortas pedagógicas são resultados de parceria entre o IFTO e o Ministério da Cidadania. Para a execução do projeto, a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) conta também com a parceria da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (FAPTO) para aquisição de insumos e equipamentos.
Educação alimentar e nutricional
As oficinas de educação alimentar e nutricional estão sendo organizadas com o acompanhamento das nutricionistas e dos estudantes bolsistas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do IFTO. As equipes contam com o desenvolvimento de estratégias variadas para os diferentes públicos do projeto, como por exemplo: instituições filantrópicas, comunidades em vulnerabilidade social, instituições de ensino, assentamentos e unidades prisionais.