Notícias
IFTO faz levantamento para o Plano de Desenvolvimento de Pessoal
Servidores
O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) divulgou formulário eletrônico para levantamento de dados ao Plano de Desenvolvimento de Pessoal do IFTO, para o ano de 2022 (PDP/IFTO/2022).
O formulário foi enviado às listas de e-mails de cada unidade e o período de acesso para preenchimento será de 11 a 23 de agosto. O formulário contém seis questões com respostas a serem escolhidas em lista suspensa, distribuídas em duas seções. A primeira sendo obrigatória e, para a segunda seção, aos que pretendem realizar outra ação intencionada para o ano.
Sobre o PDP
De acordo com a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), em conformidade com as previsões da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas, instituída pelo Decreto nº 9.991/2019, o Instituto Federal do Tocantins inicia, no dia 11 de agosto de 2021, a etapa de levantamento das ações de desenvolvimento para elaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoas 2022. Confira o cronograma aqui.
Na primeira etapa, o levantamento será realizado por meio de formulário próprio disponibilizado diretamente aos servidores pelo Responsável Técnico de cada unidade. Este é o momento do servidor manifestar o seu interesse em participar de cursos de curta duração, cursos para usufruto de licença capacitação, afastamento para pós-graduação stricto sensu e intercâmbios.
Posteriormente as informações serão validadas pelo gestor da unidade que encaminhará as demandas de ações de desenvolvimento à Diretoria de Gestão de Pessoas. Mais informações, abaixo:
O QUE: Plano de Desenvolvimento de Pessoas - PDP/IFTO/2022
O que é o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP)?
📍 Instrumento da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP), elaborado anualmente pelos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (SIPEC).
📍 Apresenta as necessidades de desenvolvimento que deverão ser atendidas ao longo do ano por meio de ações de capacitação.
📍 Busca considerar as especificidades das unidades e cumprimento dos objetivos institucionais bem como das particularidades do processo de qualificação e aperfeiçoamento dos professores e técnicos administrativos. A PNDP estabelece alguns requisitos para as despesas com ações de desenvolvimento e regulamenta os afastamentos para ações de desenvolvimento, como a licença para capacitação e os afastamentos para participação em programas de pós-graduação. Saiba mais aqui.
Realização do levantamento de necessidades de desenvolvimento pelas Unidades
📌 Formulário eletrônico de levantamento de necessidades
ONDE/COMO:
1 - Os Responsáveis Técnicos das Unidades do IFTO realizarão a coleta ( via lista de e-mail) de dados para a elaboração do PDP por meio do formulário elaborado pela CCAP/DGP, com base nas informações solicitadas pelo SIPEC.
2 - O formulário é composto por 6 questões obrigatórias para registro da primeira necessidade, e 4 questões opcionais, caso tenham outra necessidade de capacitação, que serão respondidas pelo servidor interessado.
3 - O levantamento das ações de desenvolvimento é destinada à área administrativa, à área acadêmica e à área gerencial de todas as unidades do IFTO.
QUANDO: O Formulário estará disponível a partir do dia 11 até o dia 23 de agosto de 2021 no e-mail institucional de cada servidor, conforme lotação.
DICA: Verifique este registro em seu e-mail e para maiores esclarecimentos entre em contato com a gestão de pessoas de sua unidade!