Notícias
IFTO passa a emitir diplomas de graduação em formato digital
Proen
Este ano, o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) passa a registrar e expedir todos os diplomas dos cursos de graduação em formato digital. A medida atende a Portaria nº 1.095/2018 e Portaria nº 554/2019.
De acordo com a Pró-Reitoria de Ensino (Proen), a emissão do diploma em formato digital visa dar mais agilidade, segurança e economia, de modo que garanta tanto a validação a qualquer tempo, como a interoperabilidade entre sistemas e a atualização tecnológica da segurança.
O Diploma Digital emitido pelo IFTO passa a ser constituído pelo o Histórico Escolar e Diploma em formato XML (sigla para Extensible Markup Language), e uma representação visual do Diploma em PDF com código de validação. Esses dados possuem informações do diploma e da formação acadêmica do estudante, sendo assinado digitalmente, garantindo integridade e autenticidade das informações. A emissão desses arquivos podem ser feitas pelo próprio estudante em sua área privada de usuário e senha no sistema acadêmico institucional.
Todo o processo de implementação do Diploma Digital do IFTO foi acompanhada pela Pró-Reitoria de Ensino, e seu sistema desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI). A medida ocorreu em conformidade com normativas e portarias do Ministério da Educação (MEC).
Validação do Diploma
A validação do Diploma Digital pode ser realizada de duas formas: a primeira, por meio da Representação Visual do Diploma Digital (arquivo pdf), em que consta o código e o link de validação do Diploma Digital, no anverso do diploma e, a segunda, por meio do QR-CODE localizado no verso.
Segundo a Proen, esse procedimento visa assegurar a segurança e a legitimidade do documento expedido. Para validação, os estudantes podem acessar o endereço eletrônico (https://validadordiplomadigital.mec.gov.br/diploma), anexar o arquivo no formato XML e selecionar a opção 'Verificar'. É possível fazer a verificação via link no próprio sistema institucional (https://www.ifto.edu.br/validar/), na opção “Validação de Documentos”.