Notícias
Inscrições abertas para seleção de projetos do IFTO com foco na Economia 4.0
Desenvolvimento
Estão abertas as inscrições para a submissão de projetos para apoio à iniciação tecnológica com foco na Economia 4.0, associados ao ensino, pesquisa e extensão. Entre os objetivos do edital, está o de apoiar o desenvolvimento de projetos de instituições da Rede Federal voltados à formação de estudantes do ensino médio técnico, médio regular e dos anos finais do ensino fundamental, todos das redes públicas de ensino estadual e municipais, em habilidades relacionadas às novas tecnologias digitais no contexto da Economia 4.0.
Inscrições
As inscrições poderão ser feitas até o dia 20 de agosto. A submissão do projetos será realizada por meio de envio de único ofício à Diretoria de Graduação do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e à Comissão Avaliadora ad hoc, contendo todos os documentos necessários para viabilizar a avaliação, como, por exemplo, cópia do Currículo Lattes atualizado do coordenador de projeto e do multiplicador, histórico escolar de cada estudante integrante da equipe executora do projeto, documentos constantes do Anexo I e demais informações solicitadas no edital. Tudo deverá ser encaminhado via Processo Eletrônico do SEI à unidade DIGRAD/PROEN/REI/IFTO, com o assunto “Processo Seletivo Inovação Tecnológica 4.0 – Unidade <Nome da Unidade>”, em modo Restrito.
Seleção
O processo de seleção do IFTO, dos projetos submetidos, seguirá o cronograma estabelecido no edital e será composto por duas etapas: a) etapa 1 – análise documental; e b) etapa 2 – avaliação dos projetos. O passo a passo de como ocorrerá cada uma dessas etapas está descrito no edital 51/2020. O modelo de submissão do projeto encontra-se disponível no Anexo I.
A seleção dispõe sobre a concessão de pagamento de bolsas para a execução das atividades de iniciação tecnológica, que variam de R$ 161,00 a R$ 1.200,00, seguindo critérios de enquadramento como: Coordenador de Projeto; Instrutor; Monitor e Multiplicador.
Instituições elegíveis
Serão aceitas mais de uma proposta por unidade do IFTO que, após a seleção de até oito propostas, comporão a proposta institucional do IFTO a ser submetida pelo dirigente máximo da instituição. Caberá ao diretor de Graduação do IFTO encaminhar os procedimentos necessários para a obtenção de login e senha, para viabilizar a submissão dos projetos por parte do reitor do IFTO. Cada instituição da Rede Federal elegível, conforme o Edital IFES nº 03/2020, poderá ser contemplada com até três projetos selecionados no total.
Todas as etapa, critérios de participação e avaliação, documentos necessários, prazos e procedimentos estão disponíveis no Portal do IFTO.