Notícias
Programa inicia novas turmas em nove unidades do IFTO
Mulheres Mil
As últimas semanas foram marcadas pelo início dos novos cursos ofertados pelo Instituto Federal do Tocantins (IFTO) por meio do Programa Mulheres Mil em nove unidades. A expectativa pela experiência de voltar à sala de aula, de obter novos conhecimentos e de aumentar as oportunidades profissionais era visível na expressão de muitas mulheres.
No IFTO de Araguaína, o início das aulas do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Agente de Desenvolvimento Socioambiental aconteceu no dia 19 de abril e as mulheres, além de receberem o kit do programa, ganharam da equipe do campus uma lembrança produzida pelo laboratório IFMaker da unidade.
Em Pedro Afonso, a aula inaugural do curso FIC de Operadora da Computador aconteceu no dia 22 de abril. O primeiro curso que será ofertado pela unidade atenderá mulheres que estão cadastradas no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do próprio município e de Tupirama. A expectativa para o início do curso é tamanha que muitas chegaram à primeira aula muito antes do horário de agendado.
"Eu pareço criança que vai pela primeira vez para a escola - daquela que nem dá tchau para os pais, já quer entrar logo -, de tão ansiosa que estou para começar as aulas", disse animada a estudante Zilda Maria da Silva.
O IFTO de Paraíso do Tocantins deu início às atividades do programa nos dias 23 e 24. A unidade ofertará dois cursos FIC nos próximos meses: Auxiliar de agropecuária e Auxiliar de cozinha, que contribuirão para a qualificação de 70 mulheres do município.
No dia 25, foi a vez das mulheres que integram as primeiras turmas dos cursos FIC em Operadora de Computador e Assistente Administrativo iniciarem as atividades. Durante a primeira aula, elas realizaram a atividade denominada 'Mapa da vida', em que contam um pouco da sua história e projetam o que querem para o futuro.
O IFTO de Araguatins recebeu as mulheres que fazem parte da turma de Agricultora familiar na sexta-feira, 26, para a primeira aula. A expectativa pelo início do curso deu logo lugar para muitas emoções, quando elas fizeram a atividade do mapa da vida, e refletiram sobre suas experiências de vida e o que esperam para o futuro. Muitas delas falaram que o sentimento que prevaleceu foi a vontade de melhorar de vida.
Rosirene Martins Nunes é uma das mulheres do assentamento Maringá que integra o programa. Ela é uma das vozes ativas do assentamento e já fez diferentes cursos e considera que a educação garante não só novas oportunidades de negócios, mas tem uma importância pessoal.
"A gente vê às vezes que as pessoas se limitam. Muitas mulheres às vezes ficam o dia todo em casa e por que não fazer o curso? A gente tem até dificuldade de encontrar mulheres que queiram fazer o curso, por medo, por vergonha, mas quando chega ao final, tá todo mundo envolvida e animada! E eu trouxe minhas amigas justamente por isso. É uma oportunidade", disse a agricultora.
Assim como Rosirene, outras mulheres do distrito Taquari, em Palmas, resolveram aproveitar a nova oportunidade de formação que o IFTO da capital ofertará por meio do Mulheres Mil. O curso que elas farão é o de Gestão de Resíduos Sólidos, que teve início nesta quinta-feira, 2 de maio. Muitas das estudantes já trabalham diretamente com o processo de reciclagem, por isso, estão com muitas expectativas positivas com o curso.
"Eu já gostei da primeira aula e acho que o curso vai nos ensinar bastante. [Vai] ajudar a melhorar o nosso trabalho, que é importante tanto para o nosso sustento como para o meio ambiente", disse a estudante Lorenna Henrique de Santana.
A Rosirene aproveitou para dar um recado especial às mulheres: "Eu vejo que é tão bom ter liberdade, tanto a liberdade financeira, a liberdade psicológica. E é conhecendo mais que a gente consegue isso".