Notícias
Publicada última edição do ano da Revista Sítio Novo
Outubro/Dezembro
Foi publicada nesta quinta-feira, 1º de outubro, a última edição deste ano da Revista Sítio Novo. Trata-se da publicação científica do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). A nova edição, referente ao trimestre outubro/dezembro, apresenta 25 artigos abrangendo as áreas de Ciências Agrárias, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas, Engenharias e Linguística, Letras e Artes.
Para as editoras, Kallyana Moraes e Quenízia Lopes, "a Revista Sítio Novo, apesar de toda turbulência gerada pelo período pandêmico, terá o ano de 2020 como um ano divisor de águas, pois definitivamente se consolidou no cenário acadêmico publicando 91 artigos e 2 notas técnicas. Essa ação conjunta dos avaliadores, revisores de textos, equipes editorial e técnica, juntamente com os autores, levou esta revista ao patamar em que se encontra", celebraram.
As editoras ressaltaram sobre o uso do Similary Check da Crossref, ferramenta científica destinada a editores de revistas para análise de similaridade de documentos, por meio do software iThenticate, da Turnitin, "que possibilita a verificação de similaridade com um banco de dados de milhões de outros artigos acadêmicos, livros, artigos de conferências, dissertações, outros conteúdos acadêmicos publicados e bilhões de páginas da web, como forma de garantir a originalidade dos trabalhos publicados". Elas destacam que, a partir do próximo ano, todos os trabalhos já serão aprovados de acordo com esta análise de similaridade.
Revista Sítio Novo
A publicação tem por objetivo a difusão e a divulgação de resultados de estudos e pesquisas científicas desenvolvidas no IFTO, bem como a divulgação de pesquisas realizadas por autores ou grupos nacionais e internacionais. A revista divulga trabalhos inéditos que abordem temas relevantes nas diversas áreas do conhecimento. A submissão é feita em fluxo contínuo, por meio da página da Revista Sítio Novo.
Confira os artigos desta nova edição:
Raphael Di Carlo Silva dos Santos
O ensino da escrita na Educação Básica: reflexões a partir de produções discentes
Poliana Bernabe Leonardeli, Andrissa dos Santos, Greizine Tamagnoni dos Santos, Vitor Andre de Souza
Matheus Felisberto Costa
Arte e História: uma aproximação que perpassa a categoria “território” e a obra de Tarsila
Lislaine Sirsi Cansi
Qualidade de vida no trabalho: uma análise sob a ótica dos docentes do IFNMG – Campus Araçuaí (MG)
Lorena Luiz Moura, Sheldon William Silva, João Francisco Sarno Carvalho, Kennya de Lima Ribeiro, Ismael Mendes dos Santos Júnior
Considerações sobre o Colégio de São Paulo em Goa: ciência, currículo e organização
Felipe Augusto Fernandes Borges
Agenda 2030 e PNAE: importante ferramenta para implementação do ODS 2 nas escolas públicas
Marcio Renato Zerbini, Mateus DallAgnol, Wagner Lourenzi Simões
Desempenho fisiológico e sanitário em sementes de Marandu tratadas com bioestimulante
Warlyton Silva Martins, Ailton Jônatar Queiroz Vaz, Ingergleice Machado de Oliveira Abreu
A dimensão ética na formação em Odontologia no Brasil: panorama e vertentes
Ricardo Rodrigues Werneck
UNESCO e a diversidade cultural: breves aproximações
Suzana Cristina de Freitas, Maria Simone Jacomini Novak
Análise da produção bibliográfica sobre hidrologia florestal no bioma amazônico
Rodrigo Smith Neves, Kelly Cristina Tonello, Julieta Bramorski
Claudenir Varela dos Santos, Inge Renate Frose Suhr
Sala de Aula Invertida: uma proposta para o ensino de biologia
Marcelo Alberto Elias, Élica Cristina Riêdo Gonçales
Antagonismo de Trichoderma spp. no biocontrole de Fusarium moniliforme na cultura do milho
João Carlos Dias Medeiros, Warlyton Silva Martins, Flavia Fernandes Ribeiro de Miranda
Experimentação estética e reflexão política em A Festa, de Ivan Ângelo: desmontando a ditadura
Bruno Rodrigues Soares Santos, Volmir Cardoso Pereira
Idealização e empirismo: Platão e Aristóteles – dois precursores controversos da Ciência Política
Ediano Dionisio do Prado
Agmar José de Jesus Silva
Danielma Silva Maia, Antonio Adeluzio Gomes Azevedo, Camila Ribeiro Costa, Girlene Figueiredo Maciel
Leila de Jesus da Silva Farias, Clayane Carvalho dos Santos, Raimundo Rafael Gamela, Walace Martins Moreira
Uma análise sobre os aspectos sóciopolíticos da COVID-19 no espaço urbano
Gabriel Guanabarã Lemos Marques, Victor Santos Souza, Fernanda Pereira dos Santos
Aline Neves Peres, Paulo Henrique Rocha Aride
A tecnologia digital e a relação com o brincar infantil: reflexões teóricas
Fernanda Chimende Farias, Andrieli Dal Pizzol, Jamile Santinello
Mariela Laiz Ordóñez Carneiro, Selma Terezinha Milagre
Educação de jovens e adultos: perfil do alunado e a formação dos professores de inglês
Agnaldo Pedro Santos Filho, Leda Regina de Jesus Couto
Luana Cristina Gonçalves, Humberto Luis de Cesaro