Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Publicada última edição do ano da Revista Sítio Novo

Notícias

Publicada última edição do ano da Revista Sítio Novo

Outubro/Dezembro

São 25 artigos científicos que abrangem diversas áreas
por Mayana Matos publicado: 02/10/2020 11h50 última modificação: 18/10/2022 11h34

Foi publicada nesta quinta-feira, 1º de outubro, a última edição deste ano da Revista Sítio Novo. Trata-se da publicação científica do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). A nova edição, referente ao trimestre outubro/dezembro, apresenta 25 artigos abrangendo as áreas de Ciências Agrárias, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas, Engenharias e Linguística, Letras e Artes.

Para as editoras, Kallyana Moraes e Quenízia Lopes, "a Revista Sítio Novo, apesar de toda turbulência gerada pelo período pandêmico, terá o ano de 2020 como um ano divisor de águas, pois definitivamente se consolidou no cenário acadêmico publicando 91 artigos e 2 notas técnicas. Essa ação conjunta dos avaliadores, revisores de textos, equipes editorial e técnica, juntamente com os autores, levou esta revista ao patamar em que se encontra", celebraram. 

As editoras ressaltaram sobre o uso do Similary Check da Crossref, ferramenta científica destinada a editores de revistas para análise de similaridade de documentos, por meio do software iThenticate, da Turnitin, "que possibilita a verificação de similaridade com um banco de dados de milhões de outros artigos acadêmicos, livros, artigos de conferências, dissertações, outros conteúdos acadêmicos publicados e bilhões de páginas da web, como forma de garantir a originalidade dos trabalhos publicados". Elas destacam que, a partir do próximo ano, todos os trabalhos já serão aprovados de acordo com esta análise de similaridade. 

Revista Sítio Novo

A publicação tem por objetivo a difusão e a divulgação de resultados de estudos e pesquisas científicas desenvolvidas no IFTO, bem como a divulgação de pesquisas realizadas por autores ou grupos nacionais e internacionais. A revista divulga trabalhos inéditos que abordem temas relevantes nas diversas áreas do conhecimento. A submissão é feita em fluxo contínuo, por meio da página da Revista Sítio Novo.

Confira os artigos desta nova edição: 

Análise da modelagem 2D de dados gravimétricos da Província Alcalina de Goiás utilizando os interpoladores de mínima curvatura e IDW

Raphael Di Carlo Silva dos Santos

O ensino da escrita na Educação Básica: reflexões a partir de produções discentes

Poliana Bernabe Leonardeli, Andrissa dos Santos, Greizine Tamagnoni dos Santos, Vitor Andre de Souza

A História da Educação e o Ensino de História: uma análise acerca da representação da Ditadura Militar (1964-1985) nos livros didáticos

Matheus Felisberto Costa

Arte e História: uma aproximação que perpassa a categoria “território” e a obra de Tarsila

Lislaine Sirsi Cansi

Qualidade de vida no trabalho: uma análise sob a ótica dos docentes do IFNMG – Campus Araçuaí (MG)

Lorena Luiz Moura, Sheldon William Silva, João Francisco Sarno Carvalho, Kennya de Lima Ribeiro, Ismael Mendes dos Santos Júnior

Considerações sobre o Colégio de São Paulo em Goa: ciência, currículo e organização

Felipe Augusto Fernandes Borges

Agenda 2030 e PNAE: importante ferramenta para implementação do ODS 2 nas escolas públicas

Marcio Renato Zerbini, Mateus DallAgnol, Wagner Lourenzi Simões

Desempenho fisiológico e sanitário em sementes de Marandu tratadas com bioestimulante

Warlyton Silva Martins, Ailton Jônatar Queiroz Vaz, Ingergleice Machado de Oliveira Abreu

A dimensão ética na formação em Odontologia no Brasil: panorama e vertentes

Ricardo Rodrigues Werneck

UNESCO e a diversidade cultural: breves aproximações

Suzana Cristina de Freitas, Maria Simone Jacomini Novak

Análise da produção bibliográfica sobre hidrologia florestal no bioma amazônico

Rodrigo Smith Neves, Kelly Cristina Tonello, Julieta Bramorski

Educação integral na educação profissional e tecnológica: análise dos documentos que regem um curso subsequente

Claudenir Varela dos Santos, Inge Renate Frose Suhr

Sala de Aula Invertida: uma proposta para o ensino de biologia

Marcelo Alberto Elias, Élica Cristina Riêdo Gonçales

Antagonismo de Trichoderma spp. no biocontrole de Fusarium moniliforme na cultura do milho

João Carlos Dias Medeiros, Warlyton Silva Martins, Flavia Fernandes Ribeiro de Miranda

Experimentação estética e reflexão política em A Festa, de Ivan Ângelo: desmontando a ditadura

Bruno Rodrigues Soares Santos, Volmir Cardoso Pereira

Idealização e empirismo: Platão e Aristóteles – dois precursores controversos da Ciência Política

Ediano Dionisio do Prado

Metodologia de ajuste de parâmetros para aquisição de imagens de boa qualidade utilizando uma câmera fotográfica semiprofissional comercial

Agmar José de Jesus Silva

Contribuição socioeconômica da sub-bacia hidrográfica do rio Caiapó para o município de Marianópolis do Tocantins

Danielma Silva Maia, Antonio Adeluzio Gomes Azevedo, Camila Ribeiro Costa, Girlene Figueiredo Maciel

Casos investigativos como proposta metodológica na abordagem do tema de educação ambiental no Ensino Médio

Leila de Jesus da Silva Farias, Clayane Carvalho dos Santos, Raimundo Rafael Gamela, Walace Martins Moreira

Uma análise sobre os aspectos sóciopolíticos da COVID-19 no espaço urbano

Gabriel Guanabarã Lemos Marques, Victor Santos Souza, Fernanda Pereira dos Santos

Participação social e protagonismo: possibilidades a partir das diretrizes curriculares para Educação Profissional e Técnica de Nível Médio

Aline Neves Peres, Paulo Henrique Rocha Aride

A tecnologia digital e a relação com o brincar infantil: reflexões teóricas

Fernanda Chimende Farias, Andrieli Dal Pizzol, Jamile Santinello

Eventos adversos e queixas técnicas notificados ao sistema Notivisa na área de tecnovigilância: levantamento das tecnologias mais incidentes no período de 2013 a 2018

Mariela Laiz Ordóñez Carneiro, Selma Terezinha Milagre

Educação de jovens e adultos: perfil do alunado e a formação dos professores de inglês

Agnaldo Pedro Santos Filho, Leda Regina de Jesus Couto

O Ensino Médio Integrado no Instituto Federal Catarinense - Campus Ibirama: oportunidades e dificuldades na percepção de discentes ingressantes

Luana Cristina Gonçalves, Humberto Luis de Cesaro