Notícias
Solenidade de posse a novos servidores é marcada por emoção
Acolhimento
Ingressar no serviço público é o sonho de muitos brasileiros e nesta quinta-feira, 22, isso se tornou realidade para nove pessoas que ingressam nas carreiras de professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) e de Técnico-administrativo em Educação (TAE) do quadro de pessoal do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). É que foi dada a posse a seis profissionais que ocuparão o cargo de docente e outros três, que atuarão como técnicos administrativos.
Para a servidora Gelza Carliane, além da realização de um sonho, a posse foi um retorno para casa, pois ela é egressa do curso Técnico em Agropecuária e de Engenharia Agronômica do IFTO. " Hoje como muito orgulho eu tomo posse como servidora, como professora efetiva desta casa, é um sentimento de está retornando para casa, estou muito feliz, pois a minha experiência com Instituto resume a minha vida. Pois nele, eu entrei muito jovem e me fiz como pessoa e como profissional, a partir de agora eu assumo o cargo de docente, e espero também continuar transformando vidas, a partir do Instituto Federal", declarou Gelza, que ingressa como servidora do IFTO após a conclusão do seu pós-doutorado na área de Agronomia.
A solenidade de posse foi realizada na Reitoria e contou com a presença da equipe gestora do IFTO, servidores da instituição e familiares dos empossados. Durante a posse, os novos servidores tiveram a oportunidade de conhecer os diretores-gerais das unidades letivas da instituição e receberam do diretor da unidade na qual atuará o termo de posse, além de um kit institucional dado a cada um.
O novo professor do Campus Colinas do Tocantins, Emmanuel Rocha, disse que foi uma alegria ter sido recepcionado na instituição dessa maneira. "Ao receber o convite e a programação já percebi que havia algo diferente, mas eu percebo que estando aqui todos os gestores nessa acolhida gera, com certeza, uma grande alegria", completou.
A solenidade também foi momento para dar boas-vindas a três servidores que já haviam tomado posse em momentos distintos e que compartilharam da emoção do momento de ser acolhido na instituição pelos servidores mais antigos.
Para reitor do IFTO, Antonio da Luz Junior, é uma grande satisfação receber novos colegas. Ele destacou a importância que cada um tem no desenvolvimento da instituição e, consequentemente, da sociedade. "Esses novos servidores se juntam às mais de 1300 pessoas que integram o quadro de pessoal do IFTO e estão dedicadas à prestação de serviço de qualidade para a população tocantinense. Eu desejo que, por meio do trabalho e da dedicação diária de cada um, essas pessoas se sintam realizadas na nossa instituição", expressou o reitor.
Acolhimento
A cada posse de novos servidores, a equipe da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) realiza uma ação para receber esses profissionais que conta com palestras com orientações acerca da estrutura da instituição, fluxos e procedimentos mais frequentes, além de regulamentos e outros documentos que normatizam as carreiras de professor EBTT e TAE. Além disso, o reitor do IFTO participa de um momento de recepção, em conjunto com os demais integrantes da equipe gestora da Reitoria.
Desta vez, além desses momentos, os novos servidores participaram de outras ações propostas pela servidora Deine Danielle Gori, estudante do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), como um produto educacional dessa qualificação. Eles também realizaram uma visita técnica aos setores da Reitoria.
As ações adicionais abrangeram palestras que abordaram temas como contextos e fundamentos da Educação Profissional e Tecnológica; alternativas metodológicas; prevenção da sobrecarga de trabalho e manutenção da saúde mental; além de uma roda de conversa que teve como objetivo explanar a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão.
Danielle explicou que as ações complementares visaram uma capacitação adicional para que os servidores que ingressam na instituição tenham uma base de conhecimento sobre o que é o Instituto Federal, sua missão e seus objetivos, o que é a educação profissional.
"O que eu pude observar na realização desse evento foi a união de todas as pessoas envolvidas. A gente conseguiu mobilizar toda a gestão, toda a Reitoria, o programa do ProfEPT. Foi um trabalho feito para que as pessoas que ingressam ns instituição se sintam realmente parte do IFTO. A avaliação dos nossos participantes foi muito positiva e ter esse resultado é muito gratificante", afirmou a servidora.
Veja as fotos das ações do acolhimento dos novos servidores e da solenidade de posse