Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aberto período de candidatura para eleição de novos representantes do Consup

Notícias

Aberto período de candidatura para eleição de novos representantes do Consup

Biênio 2022/2023

Sufrágio será no dia 9 de fevereiro de 2022
por Mayana Matos publicado: 17/12/2021 17h00 última modificação: 23/12/2021 17h57

Está aberto o período de inscrição de candidaturas referente ao processo eleitoral para a escolha dos novos representantes do Conselho Superior (Consup) do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) - Biênio 2022/2023. 

Conforme o Regulamento Eleitoral, poderão se candidatar às vagas de representantes no Conselho Superior servidores técnico-administrativos e docentes pertencentes ao quadro permanente do Instituto, como também discentes regularmente matriculados e egressos do IFTO: 

I - os servidores que integram o quadro permanente de pessoal do Instituto Federal do Tocantins regidos pelo Regime Jurídico Único dos Servidores da União, ativos e em exercício;

II - os discentes com idade mínima de dezesseis anos, regularmente matriculados; e

III - os egressos com idade mínima de dezesseis anos que apresentem a devida comprovação (diploma, certificado, histórico ou outro documento comprobatório).

Inscrição de Candidaturas

Para todos os segmentos, está disponível, na Página do Consup, no Portal do IFTO, a ficha de inscrição de candidatura (Anexo III).

Os servidores deverão formalizar a inscrição via abertura de processo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), direcionado ao setor da Comissão Central (CEC-CONSUP/REI/IFTO) até o dia 24 de dezembro de 2021. 

Por sua vez, os discentes e egressos deverão enviar a ficha de inscrição de candidatura, preenchida e assinada, para os seguintes contatos de e-mails das respectivas Comissões Locais de sua unidade, também até o dia 24 de dezembro de 2021

consup.lagoa@ifto.edu.br

consup.formoso@ifto.edu.br

consup.pedroafonso@ifto.edu.br

consup.araguatins@ifto.edu.br

consup.araguaina@ifto.edu.br

consup.colinas@ifto.edu.br

consup.palmas@ifto.edu.br

consup.paraiso@ifto.edu.br

consup.porto@ifto.edu.br

consup.gurupi@ifto.edu.br

consup.dianolopis@ifto.edu.br

consup.reitoria@ifto.edu.br

Votação

De acordo com o cronograma, o sufrágio será no dia 9 de fevereiro de 2022, no formato de eleição on-line, com a utilização do sistema eletrônico Helios Voting para a votação virtual. Importante ressaltar que cada eleitor só poderá votar no candidato representante do seu segmento. 

Campanha eleitoral

A partir da publicação da homologação definitiva dos candidatos pela Comissão Eleitoral Central, conforme o cronograma, dará início, oficialmente, à propaganda eleitoral no âmbito do IFTO. Conforme o cronograma, o período para campanha eleitoral dos candidatos será entre 29 de dezembro de 2021 e 8 de fevereiro de 2022, até às 18h. 

Cadastro de eleitores egressos

Vale ressaltar que o prazo para cadastro de eleitores do segmento egressos será até o dia 7 de janeiro de 2022, via este formulário google: https://forms.gle/LeGDuwgn8fBXugG4A

Página da Eleição

Todos os detalhes sobre prazos, formulários, datas e procedimentos referentes ao processo eleitoral do Conselho Superior constam na Página do Consup, no Portal do IFTO. 

Consup

O mandato dos eleitos para compor o Conselho Superior terá duração de dois anos, sempre com início imediatamente após o término dos mandatos vigentes. O Consup tem caráter consultivo e deliberativo, na qualidade de órgão superior da Administração do IFTO, responsável pelas decisões referentes à execução da política geral. O Consup é composto por representantes dos docentes, dos estudantes, dos servidores técnico-administrativos, dos egressos da instituição, da sociedade civil, do Ministério da Educação (MEC) e do Colégio de Dirigentes (Codir) do IFTO.