Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aplicativo criado por equipe do IFTO ganha proteção de propriedade intelectual

Notícias

Aplicativo criado por equipe do IFTO ganha proteção de propriedade intelectual

Invenção e Inovação

Registro garante titularidade pelos próximos 50 anos
por Mayana Matos publicado: 30/08/2021 17h00 última modificação: 30/08/2021 17h36

Resultante de trabalho de pesquisa feito por equipes do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), o projeto Resenhando adquiriu, neste mês de agosto, o Certificado de Registro de Software. O projeto consiste em um aplicativo que servirá como ferramenta para auxiliar os estudantes por meio de conteúdos que visam contribuir para o desenvolvimento argumentativo crítico dos estudantes, através do gênero textual resenha crítica. A ferramenta pode ser utilizada pelos docentes de qualquer disciplina de forma individual ou em formato de interdisciplinaridade de conteúdos.

A Diretoria de Inovação e Empreendedorismo do Instituto esclarece que o Certificado de Registro garante a titularidade da tecnologia para o IFTO por um período de 50 anos, a partir de 1° de janeiro subsequente à data de 17 de outubro de 2020. A concessão faz parte dos processos para pedidos de registros de patentes e possibilita maior segurança jurídica e facilidade na prospecção de parcerias, bem como exploração da tecnologia.

O projeto Resenhando foi criado por Marlice Vera Wolff Barros, mestranda do IFTO, e pelas professoras do IFTO, Rosa Maria Machado Sena e Rivadavia Porto Cavalcante. 

Vale ressaltar que a Diretoria de Inovação e Empreendedorismo é responsável por assessorar os autores da propriedade intelectual no trâmite de exploração direta ou indireta por meio da licença ou transferência de direitos. O setor conta com apoio de uma equipe especializada nas áreas de projetos, negócios, empreendedorismo, inovação e, por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), assessora os pesquisadores do IFTO e inventores independentes na proteção de suas criações.