Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Atividades práticas marcam a 4ª edição do Encontro de Comunicadores do IFTO

Notícias

Atividades práticas marcam a 4ª edição do Encontro de Comunicadores do IFTO

Estratégias

Temáticas relacionadas às Redes Sociais são pautadas no evento
por publicado: 29/06/2022 14h30 última modificação: 19/10/2022 11h20

Thâmara Filgueiras e Mayana Matos

Os processos, os meios e as técnicas de comunicação têm sofrido mudanças, estão cada vez mais dinâmicos, e é importante estar de olho nesse contexto de transformações que impactam as práticas de comunicação institucionais. Tendo como tema "A comunicação se renova", profissionais da área da comunicação do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) participam do Encontro de Comunicadores 2022, que acontece na Reitoria.

O evento teve início na terça-feira, 21, e seguiu até quinta-feira, 22. Na abertura do encontro, o reitor Antonio da Luz Junior destacou aspectos importantes para nortear a comunicação do IFTO, como a importância de se conhecer o público com o qual a instituição quer se comunicar, de conhecer as limitações de recursos e de realizar um trabalho em conjunto e com uniformidade. "É importante compreendermos o IFTO como um todo e trabalharmos em conjunto no desenvolvimento de estratégias para melhorar a nossa comunicação sabendo quem é o nosso público", completou.

E para contribuir com ferramentas, dinâmicas de trabalho e ideias criativas para o desenvolvimento da comunicação no IFTO, o assessor de comunicação do Instituto Federal de Roraima (IFRR) e produtor de conteúdo Gildo Junior esteve a frente da primeira atividade do encontro. Ele ministrou o workshop "Fazendo fotos fantásticas usando o celular". "Muitos dos conteúdos que utilizaremos nos nossos canais de comunicação precisam apenas de um celular para serem produzidos", afirmou ele. 

Durante o seu workshop, ele apresentou o seu trabalho ao falar sobre como, a partir de técnicas simples, como manter a lente sempre limpa e ter boa luz, o celular pode ser um grande e acessível aliado na produção de conteúdos. Ele indicou, ainda, ferramentas, como sites e aplicativos, que podem ajudar nesse trabalho, além de sugestões para aumentar o engajamento com o público-alvo. "Envolvam estudantes nos conteúdos que forem publicar, pois eles são os melhores para falar sobre o local onde eles estudam", disse.

Dando continuidade à programação, Gildo também ministrou oficina com dicas sobre o uso do Canva: um editor gráfico gratuito que permite criar diferentes artes usando modelos prontos ou criando novos layouts. O assessor falou da importância de colaborar com a comunicação a nível de Rede Federal. "Estando em Roraima, a gente consegue trabalhar em equipe, trazendo conhecimento e também aprendendo muito com vocês. É um equipe muito bacana, um povo sorridente, feliz. Foi um momento de alegria, de satisfação, de felicidade. Por mais que a nossa luta da comunicação seja difícil, a gente segue conciso, trabalhando tanto para o nosso público interno quanto externo", avaliou. 

A profissional de Relações Públicas da Reitoria do IFTO, Marcella Camargos, conduziu a roda de conversa sobre estratégias para as redes sociais. Na abordagem, destacou a importância de fazer um planejamento para conteúdos e postagens nos perfis, bem como sobre a necessidade de alinhar a linguagem e identificação dos públicos. 

No último dia de programação os participantes tiveram a oportunidade de aprender alguns passos sobre como desenvolver pequenos vídeos com softwares livres, com a jornalista e estagiária da Reitoria do IFTO, Sarah Melissa. A profissional ofereceu dicas de como fazer o planejamento da gravação de vídeos, técnicas de edição e uso de aplicativos. 

Ao final, a Diretora de Comunicação do IFTO, Andressa Lunna, apresentou um balanço das recomendações legislativas e administrativas, para os setores de comunicação do IFTO, no que diz respeito às vedações referentes ao período eleitoral. 

"O encontro foi excelente. A gente vem participando dos eventos a cada ano e constatando o avanço de toda a equipe. Este ano, trabalhamos com demandas bem específicas e ainda tivemos a grata surpresa de receber o palestrante do IFRR, que deixou tudo mais dinâmico, possibilitando a gente colocar os conhecimentos em prática e, despertando em nós, o interesse de aplicarmos na nossa Instituição tudo o que a gente aprendeu", afirmou a jornalista da unidade de Paraíso do Tocantins, Lúcia Gomes. 

Maurício Humberto, servidor técnico em Tecnologia da Informação, da unidade de Formoso do Araguaia, é colaborador na área de Comunicação e participou pela primeira vez do evento. "Para mim foi uma honra e prazer imenso ter feito parte deste encontro, encontro este que foi de muito aprendizado e troca de conhecimentos, informações, conhecer de forma presencial os colegas da comunicação que participaram, o que foi muito bom, ter essa interação", disse acrescentando um recado para outros comunicadores que, por algum motivo, não puderam participar. "Digo, não percam os próximos, vale bastante a pena o evento. Por fim, agradeço a nossa diretora Andressa Lunna e todas e todos os envolvidos para realização deste evento".

Jornalistas, Relações Públicas, Programadora Visual, Analista de TI, estagiários, colaboradores dos setores de comunicação, bolsistas e gestores participaram do encontro.