Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do Campus Palmas são campeões da Huawei ICT Competition 2022

Estudantes do Campus Palmas são campeões da Huawei ICT Competition 2022

Competição nacional

Prêmio de R$ 18 mil e vaga na final latino-americana
por publicado: 05/01/2023 14h23 última modificação: 05/01/2023 16h04

Os estudantes do Campus Palmas, do IFTO, foram destaque mais uma vez em uma competição promovida pela empresa Huawei, a Huawei ICT Competition. A competição é realizada anualmente entre as 260 instituições brasileiras de ensino superior que fazem parte do projeto Academia Huawei e o objetivo é fomentar o ensino e a prática da tecnologia. Os estudantes Jacylléa Oliveira (9º período de Engenharia Elétrica), Walter Santana e Luís Henrique Sales (2º período do curso FIC em Operador de Infraestrutura de Provedor de Internet) são campeões nacionais e conquistaram o prêmio de R$18 mil e a vaga para disputarem a final latino-americana, que acontece em março deste ano no México.

O professor de Informática da unidade Palmas e orientador da equipe, Claudio Monteiro, ressalta a importância desse evento para a carreira profissional dos estudantes. “Eu entrei no projeto da Huawei porque eu acredito firmemente que é uma coisa importante para os nossos estudantes, é um networking gigante. Eles tiveram a oportunidade de ouvir relatos de estudantes que participaram de outras competições e ganharam a etapa mundial e foram contratados pela Huawei Nacional e Internacional. É uma forma de incentivarmos os nossos alunos a estudar e produzir tecnologia, além da importância deles buscarem mostrar o seu diferencial em determinadas situações”, conta o orientador.

Para o estudante Luís Henrique Sales, a preparação para a competição fez toda diferença. "Tivemos uma intensa preparação com o professor Cláudio antes de embarcar para essa competição. Foi uma experiência muito marcante para todos nós, além de agregar no nosso currículo também tivemos a oportunidade conhecer pessoas de diversas regiões", enfatiza Luís. O estudante Walter Santana também celebra a conquista e a experiência obtidas. "Foi a melhor experiência possível e ganhar nos deixou muito felizes, pois nos dedicamos muito para essa competição. Estudamos todos os dias, três, quatro horas por dia, fizemos laboratório também e reuniões com o professor Claudio. Foi uma preparação bem grande e deu certo. Esse resultado com certeza é importante para nosso crescimento pessoal e profissional", frisa o estudante.

Mulheres na tecnologia

Já a estudante Jacylléa Oliveira, que foi única participante mulher dentre as equipes campeãs da competição, destaca a importância dessa presença feminina na tecnologia. "Percebi que na competição tinha poucas mulheres nas equipes. Acho que o fato de eu ser uma mulher entre as equipes ganhadoras pode mostrar que essa é uma área em que cada vez mais mulheres podem se inserir”, avalia a estudante que ressalta ainda a importância do trabalho em equipe: “Todos já tínhamos uma base, que foi adquirida principalmente pelo curso que estamos realizando pelo IFTO. O trabalho em equipe foi muito importante, pois permitiu que cada um pudesse se especializar em uma área da nossa trilha. Isso fez toda a diferença."

Huawei ICT Competition

A Huawei ICT Competition aconteceu nos dias 27, 28 e 29 de dezembro, em São Paulo, e reuniu professores e estudantes de 13 equipes e 12 instituições finalistas. Foram três dias intensos de atividades, com provas escritas, palestras, visitas ao Centro de Distribuição 5G da Huawei, localizado na cidade de Sorocaba. A premiação dos vencedores ocorreu no dia 28 de dezembro e estiveram presentes representantes de empresas de tecnologia, líderes do setor público e de instituições de ensino superior de todo o Brasil.

Autor: Ana Luísa Duarte (estagiária sob supervisão do setor de Jornalismo do IF/Palmas)

Com informações: https://inforchannel.com.br/