Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Evento sensibiliza estudantes sobre questões ambientais

Notícias

Evento sensibiliza estudantes sobre questões ambientais

Meio Ambiente

Atividade foi alusiva ao Dia do Meio Ambiente
por kelinne Guimarães publicado: 08/06/2022 10h56 última modificação: 19/10/2022 11h17

A terça-feira, 7 de junho, foi de muita reflexão sobre as questões ambientais, na unidade de Araguatins do IFTO, com a realização do evento: “Araguatins e seu Meio Ambiente”. As atividades iniciaram no período da manhã com uma exposição fotográfica, no Espaço de Vivência do Bloco A, organizada por estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. A exposição contou com fotos feitas pelos próprios estudantes que exibiram as belezas naturais da cidade de Araguatins.

No período da noite, a programação do evento foi realizada no auditório Pioneiros. No local, ocorreu a abertura da mesa de honra composta pelo diretor-geral da unidade de Araguatins, Claudio de Sousa Galvão, pela diretora de ensino, Josinete Araújo e pelo coordenador do evento, professor Thiago Loiola. Logo em seguida, teve início uma Mostra de vídeos, com a participação de estudantes dos cursos de graduação, que em suas produções retrataram alguns problemas ambientais vivenciados pela cidade de Araguatins e destacaram a urgência pelas mudanças de atitudes que resultam na degradação ao Meio Ambiente. A mostra contou com a exibição de 8 vídeos e premiou: 1º, 2º e 3 º colocados.

Fez parte, também, da programação noturna, a palestra: Cidades sustentáveis, modelos para o novo milênio, ministrada pelo professor Thiago Loiola, que durante sua explanação exibiu alguns fatores que determinam uma cidade como sustentáveis. Loiola apresentou, ainda, algumas cidades brasileiras que são exemplo de sustentabilidade e apontou algumas ações que poderiam ser adotadas no município de Araguatins para caracterizá-lo como sustentável.

O encerramento da programação ficou por conta de um desfile com roupas confeccionas a partir materiais recicláveis e entrega da premiação da Mostra de vídeos.

O diretor-geral da unidade de Araguatins, Claudio de Sousa Galvão, usou o seu momento de fala, durante o evento, para parabenizar o empenho do estudantes na elaboração dos trabalhos apresentados dentro da programação e reafirmar o compromisso da unidade de Araguatins com o seu Núcleo de Estudos Ambientais (NEA). Os trabalhos desenvolvidos pelo NEA foram pontuados pela diretora de ensino, Josinete Araújo, que na ocasião convidou os estudantes presentes no evento para fazerem parte do núcleo.

De acordo com o professor, Thiago Loiola, o evento Araguatins e seu Meio Ambiente, foi integralmente feito por estudantes e para estudantes. Sob sua coordenação, os estudantes de nível médio executaram todas as atividades da programação.

Vale lembrar que “Araguatins e seu Meio Ambiente” foi uma ação é alusiva ao Dia do Meio Ambiente comemorado no dia 5 de junho, que teve como objetivo sensibilizar a comunidade do IFTO e também de Araguatins sobre os problemas ambientais e soluções sobre a crise ambiental por meio da educação ambiental.

Classificação Mostra de vídeos

1º Lugar- Araguatins e suas águas

2º lugar-  Os 3 Rs

3º lugar- A importância das matas ciliares