Notícias
Fases do desenvolvimento humano são discutidas durante mostra de Psicologia da Educação
Aprendizagem
Na quinta-feira, 10, os acadêmicos das licenciaturas em Ciências Biológicas e Computação da unidade Araguatins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), promoveram a IV Mostra de Psicologia da Educação, no auditório Pioneiros, a partir das 19 h. A ação foi coordenada pela professora do IFTO, Quitéria Alcântara, e teve como tema: “Caminhos da aprendizagem, uma visão integrada sobre o desenvolvimento humano e aprendizagem”. Na ocasião, foram discutidas as principais fases do desenvolvimento humano, nos aspectos: físico, cognitivo e sua interferência na aprendizagem.
Durante o evento, foi ministrada a palestra: “Ser universitário: podemos conversar”, pela acadêmica Helisana Barros Santos. Além disso, o público presente teve a oportunidade de visitar a exposição de estandes e painéis sobre as fases do desenvolvimento humano e assistir a apresentações culturais.
“A Mostra de Psicologia da Educação é um ótima experiência para nós que fazemos licenciatura, porque temos a oportunidade de conhecer cada fase do público que trabalharemos em sala de aula”, destacou a acadêmica do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, Bruna Caroline.
Já a coordenadora da Mostra, professora Quitéria Alcântara, afirma que o evento atendeu às expectativas, pois além de favorecer um trabalho interativo entre acadêmicos de Licenciatura em Ciências Biológicas e em Computação, envolvidos diretamente em pesquisas sobre o tema, todos os participantes conseguiram relacionar as discussões teóricas com a realidade vivenciada em espaços escolares e familiares das etapas de desenvolvimento investigadas
A professora enfatiza, ainda, que os estudantes mostraram-se conscientes que o papel do docente é muito mais que repassar conteúdos, “é conhecer a realidade para melhor atuar sobre ela, é trabalhar as competências socioemocionais como parâmetros para o desenvolvimento das demais habilidades humanas”, finalizou a professora Quitéria.
Vale destacar que a IV Mostra de Psicologia da Educação trouxe uma proposta intercurso e interdisciplinar, com a finalidade de socializar conhecimentos sobre os estágios do desenvolvimento humano e o processo da aprendizagem, visando a prática pedagógica articulada com os saberes construídos cientificamente.