Notícias
IFTO e PM promovem formatura de soldados praças no curso superior de Tecnologia em Segurança Pública
Formação profissional
Na manhã da terça-feira, 26 de setembro, ficará marcada na trajetória profissional de mais de 941 soldados praças da Polícia Militar do Tocantins, que participaram, de forma presencial ou remota, da solenidade de formatura da 1ª turma do curso superior de Tecnologia em Segurança Pública ofertado pelo Instituto Federal do Tocantins (IFTO) em parceira com a Polícia Militar do Tocantins (PMTO) e Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (FAPTO). A solenidade ocorreu no auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e contou com a presença de familiares dos soldados formandos, autoridades e comunidade externa, tendo transmissão simultânea.
A formanda Bruna Martins proferiu o juramento da turma. E para a soldada Marina Noleto foi entregue a responsabilidade de ser oradora da turma. Em seu discurso, ela destacou a importância do momento vivenciado por ela e pelos seus colegas e os desafios superados pela sua turma para conquistar o título de Tecnólogo em Segurança Pública.
Foi reservado, ainda, o momento para homenagear os profissionais que contribuíram na oferta do curso. Momento em que o coordenador geral do curso, Josuan de Carvalho da Cunha e o Tenente-Coronel PM, Márcio Carvalho, entregaram placas de agradecimento à coordenadora Técnica de Ensino e Segurança Pública, Joana Darc Vaz da Silva, à Sargento PM, Vanessa de Souza Santos Moraes, à coordenadora Pedagógica Militar, à Major QOPM, Josefina Rios Ferreira, a coordenadora Técnica Militar, à coordenadora Adjunta do Curso Fábia Macedo Ribeiro, e à Pró- reitora de Ensino do IFTO Nayara Dias Pajeú Nascimento.
A soldada e agora Tecnóloga em Segurança Pública, Jackelynne Batista dos Anjos, é egressa do curso de Bacharel em Agronomia do IFTO, unidade de Araguatins, e demonstrou alegria por concluir mais uma formação ofertada pelo IFTO. “O IFTO me proporcionou amadurecimento e crescimento pessoal e um leque de possibilidades. Em 2021 obtive aprovação no concurso da PMTO, iniciando o Curso de Formação de Praças em março de 2022, e novamente o IFTO esteve presente nessa nova etapa, ofertando o curso Superior Tecnólogo em Segurança Pública em parceria com a PMTO . E o que sinto é gratidão pela unidade de ensino que esteve presente me moldando em vários momentos da minha vida”, declarou a soldada Jackelynne.
Já o soldado e Tecnólogo em Segurança Pública, de França, destaca que o curso possibilitou uma melhoria na qualificação dos policiais militares que são entregues à sociedade para prestar um serviço de melhor qualidade em prol da segurança.
“A solenidade de formatura foi a celebração de um dia histórico para todos nós do IFTO e para a sociedade Tocantinense. Foram formados 941 polícias militares, que já estão trabalhando em prol da sociedade, além da formação básica de policiais militares, eles receberam uma formação complementar por parte do IFTO. É a polícia militar pensando além, buscando preparar cada vez melhor as necessidades da população e o IFTO fazendo parte dessa história e cumprindo sua missão”, frisou o reitor do IFTO, Antonio da Luz Junior.
Para o Chefe do Estado Maior da PMTO, Coronel PM Cláudio Thomaz Coelho de Sousa, a oferta do o curso Superior Tecnólogo em Segurança Pública foi o ponto de partida para outras parcerias com o IFTO. “ Esse processo de formação que nos fez transpor barreiras inimagináveis, tanto do campo da logística como no campo da formação a distância, esse desafio nos motivou a buscar essa tão profícua parceria com o IFTO, acredito que esse é o ponto de partida para buscarmos outra parceria no campo conhecimento e da formação acadêmica de nossa valorosa tropa”. Pontuou o Coronel PM Cláudio Thomaz Coelho.
O curso superior de Tecnologia em Segurança Pública
O curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública à Polícia Militar do Tocantins (PM/TO) faz parte de um projeto que visa desenvolver uma ação multidisciplinar de Extensão e Ensino. Ele teve a duração de 18 meses, tendo uma carga horária de 1.600 h/, sendo ofertado a novos incorporados à PMTO.
O curso foi realizado na modalidade à distância, em 14 polos distribuídos em 13 cidades do estado do Tocantins (Arraias, Araguaína, Araguatins, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Miracema do Tocantins Palmas, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso, Porto Nacional, Tocantinópolis), sendo fruto do Acordo de Cooperação Técnica entre o IFTO, PM/TO e FAPTO.
O coordenador geral do curso, Josuan de Carvalho da Cunha, explica que a oferta do curso evidencia o empenho do IFTO na missão de ser ator fundamental no desenvolvimento regional para além da esfera educacional, como é a contribuição neste caso atuando em benefício da segurança pública. "É de se registrar que essa iniciativa já traz frutos, com novas parcerias, como a firmada com o município de Araguaína, no segundo curso de formação da Guarda Civil" acrescentou Josuan.
Presença de autoridades
Estiverem presentes nas solenidades o Chefe do Estado Maior, o Coronel PM Cláudio Thomaz Coelho de Sousa, representando o Comandante-Geral da PMTO, Coronel PM Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, o Subchefe do Estado Maior da PMTO, Coronel PM Marizon Mendes Marques, o Diretor de Saúde e Promoção Social (DSPS) da PMTO, Coronel PM Júlio Manoel da Silva Neto, o Diretor de Orçamento e Finanças (DOF) da PMTO, Coronel PM Sherlock Luís de Mesquita, o Comandante de Policiamento da Capital, Coronel PM Francinaldo Machado Bó, o Comandante de Policiamento Interior, Coronel PM Sólis Araújo, o Comandante de Policiamento Especializado, Coronel PM Ricardo Borges Ferrão, o Corregedor Geral da PMTO, Coronel PM Dosautomista Honorato de Melo, o Assessor Militar Junto ao Tribunal de Justiça, Coronel PM Jaizon Veras Barbosa, o Diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa da PMTO, Tenente-Coronel PM Wellder Messias Cavalcante, a Assessora Jurídico da PMTO e paraninfa da turma, Coronel PM Lorena Alfonso Cavacante Fernandes, o Reitor do IFTO, Antônio da Luz Júnior, o Diretor Geral do IFTO do Campus de Paraíso, Flávio Eliziário de Sousa, o Coordenador do Curso, Fábio Silveira Vidal, o deputado estadual Leo Barbosa, representando o governador, Wanderlei Barbosa, a deputada estadual Janad Valcari e o deputado estadual, Júnior Brasão.