Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO e PM/TO firmam parceria para oferta de cursos de formação

Notícias

IFTO e PM/TO firmam parceria para oferta de cursos de formação

Convênio

Objetivo é levar capacitação para novos cabos
por Mayana Matos publicado: 12/08/2021 17h15 última modificação: 12/08/2021 17h19

Na manhã desta quinta-feira, 12, o reitor do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Antonio da Luz Júnior e o comandante geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Silva Neto, assinaram convênio entre as instituições. A parceria objetiva a oferta de cursos de formação de nível superior para novos cabos, integrantes do último concurso realizado. 

Trata-se da oferta do curso superior tecnólogo em Segurança Pública e Policiamento Ostensivo, na modalidade EaD, com previsão de início em fevereiro de 2022. A ação também prevê pagamento de bolsa para servidores participantes do projeto. 

Na ocasião, também estiveram presentes a pró-reitora de Ensino, Nayara Pajeú, a pró-reitora de Extensão, Gabriela Medeiros, o diretor de cursos superiores, Daniel Marra, o coronel chefe de Estado-Maior, Wesley Borges e a diretora de ensino da PM, coronel  Welere Gomes. 

"Essa parceria é muito importante porque, além de fortalecer o vínculo entre ambas instituições, vai trazer também a oportunidade para todos os cabos ingressantes de ter a sua formação reconhecida em nível superior. Isso é uma inovação dentro da Polícia Militar e, o IFTO se sente muito honrado em participar desse momento histórico", disse o reitor, acrescentando que, além desta ação, está sendo planejada também a oferta de cursos de extensão que venham a auxiliar nos desafios da corporação. 

Durante a reunião, os representantes da PM ressaltaram a importância da parceria. “O objetivo é de qualificar a corporação, buscando a excelência do serviço policial para a sociedade. A educação não é gasto, mas sim um investimento”, disse o coronel Silva Neto. 

“A oferta de curso superior para o quadro de praças é importante para a melhoria da instituição Polícia Militar, mas também para dar mais oportunidade a estes profissionais”, declarou o coronel Wesley Borges. 

A coronel Welere Gomes enfatizou o empenho do IFTO. “Ficamos muito felizes com a recepção e rapidez do IFTO em fazer a parceria. E destacamos que a estrutura do IFTO coincide onde são os batalhões e companhias independentes da PM, facilitando a oferta do curso descentralizada”, afirmou.