Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO encerra ciclo de projeto de incentivo à leitura nesta sexta-feira, 8

Notícias

IFTO encerra ciclo de projeto de incentivo à leitura nesta sexta-feira, 8

EXTENSÃO

Ação é coordenada por equipe da unidade de Paraíso do Tocantins
por Maiara Sobral publicado: 06/10/2021 17h11 última modificação: 06/10/2021 17h23

Ir além dos muros institucionais e se aproximar da comunidade local, esses são alguns dos objetivos da extensão dentro de uma instituição de ensino e para alcançá-los o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) desenvolve diversos projetos, entre eles está o Literaturando: entre textos e (pré)-textos, coordenado pela professora Márcia Sepúlvida, da unidade de Paraíso do Tocantins.

O projeto consiste em um clube de leitura para incentivar a leitura para adolescentes e jovens, por meio de rodas de leitura e atividades compartilhadas. Nesse ciclo, são três instituições envolvidas: Escola Municipal Maria Júlia Amorim Soares Rodrigues (localizada na capital, Palmas), a unidade de Paraíso do Tocantins do IFTO e o Instituto Federal do Pará (IFPA).

Na próxima sexta-feira, 8, a partir das 14h, será o encerramento do segundo ciclo na Escola Municipal Maria Júlia, a ser realizado no auditório do Cemil Margarida Lemos, em Palmas (TO). O livro escolhido foi uma adaptação de Os Miseráveis, um romance de Victor Hugo publicado em 1862, como a temática é permeada por questões jurídicas e sobre é ou o que não é crime, a atividade de encerramento contará com a palestra da defensora pública Téssia Gomes Carneiro.

Na Escola Municipal Maria Júlia, o responsável pela execução do projeto é o professor Bruno Moulin Franco, que destaca o engajamento dos estudantes e comemora a participação de 45 adolescentes nessa primeira edição.

“A ideia surgiu a partir dos desdobramentos do projeto Encontro Literário que era realizado anualmente no Campus Paraíso do Tocantins. Com a pandemia, tivemos que repensar o formato do desenvolvimento do projeto, que naquele momento não poderia ser presencial, o que nos levou a pensar na interação dos estudantes com os de outras instituições. O projeto visa fomentar e investigar a compreensão leitora dos estudantes da educação básica, de nível fundamental e médio”, destaca a coordenadora, professora Márcia Sepúlvida.

O Literaturando conta com a participação de monitores do Campus Paraíso do Tocantins, que são estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI), eles realizam discussões semanais nos grupos virtuais do clube e por meio de sprint de leituras na plataforma Twich.

Certificado ‘O Brasil que Lê’

O projeto recebeu o Certificado de Registro de Aplicação da pesquisa ‘O Brasil que lê’, um reconhecimento nacional como iniciativa de promoção à leitura e formação de leitores no país pelos organizadores.

A pesquisa tem o objetivo de mapear e dar visibilidade a projetos de formação de leitores e mediadores de leitura em todos os estados brasileiros e é organizada pelo Instituto Itaú Cultural e pelo Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio, a Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio e a JCastilho Consultoria.