Notícias
IFTO faz doação de mais 4.300 de máscaras tipo face shield
Impressora 3D
O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) foi contemplado, no ano passado, com seis impressoras 3D para auxiliar nas atividades de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19). Desde então, os frutos desta aquisição começaram a aparecer. Com os equipamentos, a previsão é que sejam produzidas e distribuídas 4.300 máscaras tipo face shield para a comunidade tocantinense.
Neste ano, as doações começaram na última sexta-feira, 9, quando a unidade de Dianópolis realizou a entrega de 100 máscaras face shield ao Hospital Regional de Gurupi. A unidade de Paraíso do Tocantins também já iniciou as suas entregas e, na segunda-feira, 12, beneficiou o Hospital Regional e a Prefeitura Municipal com a doação de 300 máscaras. Em breve, as outras unidades envolvidas no projeto iniciarão novas doações. As unidades de Araguatins, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Araguaína, Colinas do Tocantins e Dianópolis estão envolvidas na produção e distribuição do produto.
De acordo com a Diretoria de Inovação e Empreendimento do IFTO (Diem), com a produção, serão beneficiadas instituições como a Associação Tocantinense de Municípios (ATM), com entrega do produto aos municípios, o sistema penitenciário de Pium -TO, e 62% do quantitativo da produção de cada unidade serão destinados aos profissionais da saúde e segurança pública. Os 38% da produção de cada unidade deverão ser destinados ao atendimento a outras demandas locais/regionais que porventura as unidades tenham recebido.
Faz parte do procedimento de entrega o preenchimento obrigatório do termo de doação, e as unidades do IFTO deverão informar, semanalmente, à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), o quantitativo de máscaras produzidas, a fim de otimizar o planejamento da logística de distribuição junto à ATM.
"A iniciativa demonstra a capacidade de resposta do IFTO no atendimento às demandas da sociedade tocantinense frente à situação de pandemia. Ainda, o projeto de produção também promoveu a estruturação das unidades do IFTO com equipamentos de prototipação que, além de possibilitar a continuidade da ação de produção de máscaras, possibilita o atendimento da comunidade em outras frentes de trabalho no combate à pandemia (como a produção de maçanetas, suportes para higienizadores...) bem como no desenvolvimento de novos produtos e projetos de inovação que atenda à sociedade civil e ao setor produtivo", ressaltou a diretora de Inovação e Empreendedorismo do IFTO, Hellen Luz.
Vale destacar que, desde o início da pandemia no Brasil, inúmeras ações estão sendo realizadas no IFTO no combate à transmissão da Covid-19. Os detalhes dessas ações estão reunidos no Portal do IFTO ou na página do Comitê de Risco.