Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO participará da 2ª edição dos Jogos Eletrônicos da Rede Federal

Notícias

IFTO participará da 2ª edição dos Jogos Eletrônicos da Rede Federal

Integração

Competição é dividida em três etapas
por Mayana Matos publicado: 20/05/2022 16h00 última modificação: 23/05/2022 14h25

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) participará da 2ª edição do eJIF - Jogos Eletrônicos da Rede Federal 2022. Apoiados pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), os jogos eletrônicos foi realizado pela primeira vez em 2021 com objetivo integrar os estudantes da rede de forma segura, visto a necessidade de distanciamento social imposta pela pandemia da Covid-19.

"Os jogos eletrônicos deixaram de ser uma tendência para uma realidade, especialmente no período de pandemia. A instituição de ensino não pode ficar alheia a essa realidade cada vez mais presente na vida das pessoas. Um levantamento da Pesquisa Game Brasil (PGB), desenvolvida pelo Sioux Group e Go Gamers em parceria com Blend New Research e a Escola Superior de Propaganda e Marketing evidenciou que cerca de 3 em cada 4 brasileiros usam jogos eletrônicos. A expectativa é que tenhamos uma boa adesão na segunda edição do eJIF fase Estadual 2022 e bons resultados dos estudantes que irão representar o IFTO na fase nacional que acontecerá no período de 22 a 26 de agosto de 2022", ressaltou o coordenador de Esporte do IFTO, Sérgio Vieira. 

Modalidades

As modalidades se dividem da seguinte forma: Free FireLeague of Legends (LoL) e Xadrez Arena. As plataformas escolhidas e as modalidades dos jogos contemplam os vários níveis de acesso à internet, ou seja, é possível participar dos jogos mesmo se o competidor não tiver acesso à internet de alta velocidade. Os Jogos serão realizados em três etapas a serem realizadas virtualmente:

  • Etapa Local no campus

  • Etapa Instituição Federal/Estadual 

  • Etapa Nacional

Quem pode participar? 

No âmbito do IFTO, poderão participar como estudantes-atletas, aqueles devidamente matriculados e frequentando regularmente Cursos Técnicos (Concomitante, Subsequente, Ensino Médio Integrado ao Técnico e ProEJA); Cursos Superiores (Bacharelados, Licenciaturas e Tecnologias) e Curso de Pós-graduação (Stricto e Lato Sensu).

Quem não pode participar? 

Não poderão participar dos eJIF 2022 o estudante matriculado somente em cursos de Extensão tais como os Formação de Inicial e Continuada (FIC) ou que já tenha concluído todas as disciplinas do seu curso e esteja apenas finalizando estágio curricular obrigatório e/ou o Trabalho de Conclusão de Curso. 

Etapa local

A Etapa Local será organizada a partir da articulação do Chefe de Delegação com seletivas internas entre as equipes de cada unidade do IFTO. As datas de realizações das etapas internas ficarão a critério de cada campus, respeitando a data limite de até 31 de maio. As equipes campeãs em cada modalidade representarão o campus na Etapa Estadual, a ser realizada entre os dias 9 e 11 de junho.  

Etapa Estadual

A Etapa Estadual consiste na competição entre as equipes representantes de cada campus do IFTO. As inscrições das equipes e estudantes-atletas de cada campus serão realizadas no período de 23 de maio a 5 de junho, exclusivamente, pelo Chefe de Delegação de cada unidade. O Formulário estará disponível em breve. Os Chefes de Delegação em cada unidade do IFTO são: 

- Sérgio Rosa Vieira Pasqualinoto: Reitoria

- Alexandre Cotrim Vilas Boas: Araguaína

- Demis Carlos Fonseca Gomes: Porto Nacional

- Marco Aurélio Gomes de Oliveira: Araguatins

- Luciano Ribeiro da Silva: Colinas do Tocantins

- Jorge Luiz Rodrigues Mota Júnyor: Dianópolis

- Marcos Junio Graciano de Souza: Formoso do Araguaia

- Fernando Franca Naves: Gurupi

- Plínio Cardoso de Oliveira: Lagoa da Confusão

- Pablo Marquinho Pessoa Pinheiro: Palmas

- Leandro Teófilo Pinto dos Reis: Paraíso do TO

- Joaquim Martins Scavone: Pedro Afonso

Etapa Nacional

Trata-se da competição entre as equipes representantes de cada Instituição Federal (Instituto Federal, Cefet ou Colégio Pedro II). As equipes campeãs em cada modalidade na Etapa Estadual representarão o IFTO na Etapa Nacional

Confira todos os Regulamentos: 

- Regulamento Free Fire

- Regulamento Xadrez

- Regulamento LoL

- Regulamento Geral 

- Anexo I

- Anexo II

- Anexo III

- Anexo IV