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IFTO reforça orientações sobre procedimentos para acessar Periódicos da Capes
CAFe
Mayana Matos (Com informações da PROPI e DTI)
Diante da pandemia, da rotina acadêmica remota e, consequentemente, do aumento de dúvidas sobre os procedimentos para acessar o Portal de Periódicos da Capes, o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) reforça as orientações para melhor acessar os conteúdos disponibilizados na plataforma.
Provida pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a CAFe permite que usuários utilizem login e senha institucionais para diversos serviços – entre eles, é possível acessar de forma remota o conteúdo assinado do Portal de Periódicos. De acordo com a RNP, mais de duzentas universidades e institutos de pesquisa brasileiros compõem hoje a comunidade federada.
Para saber se você pode usufruir do benefício, é necessário verificar se a sua instituição encontra-se na lista disponível no Portal de Periódicos ou entrar em contato diretamente com a área de TI ou biblioteca da sua instituição, responsável por aderir ao serviço. Vale lembrar que o IFTO participa da Comunidade Acadêmica Federada. Mais detalhes sobre a CAFe, aqui.
Abaixo, segue o passo a passo:
Como acessar o conteúdo do Portal de Periódicos pela CAFe?
O acesso remoto é feito na seção Acesso CAFe. O usuário deve usar a identificação pessoal concedida pela instituição para se autenticar, perfazendo o caminho a seguir:
- Acesse o Portal de Periódicos;
- Clique no link ACESSO CAFE disponível no topo da página;
- Uma lista de instituições participantes da comunidade aparecerá. Você deve selecionar sua;
- Ao clicar em “enviar”, você será direcionado para uma nova tela onde deverá incluir o nome de usuário e senha fornecidos pela sua instituição;
- Após a identificação, você será redirecionado para a página inicial do Portal de Periódicos e poderá iniciar sua pesquisa.
Para informações detalhadas do passo a passo, acesse este tutorial, clique aqui.
Minha instituição é federada, mas o acesso apresenta falhas. O que pode ter acontecido?
De acordo com a Diretoria de Tecnologia da Informação do IFTO (DTI), entre os motivos mais comuns de erro, estão problemas no provedor de identidade da instituição, autenticação incorreta do usuário e desconhecimento dos conteúdos disponíveis.
As configurações da própria máquina do pesquisador também podem afetar o acesso. Recomenda-se manter o certificado de segurança atualizado, limpar periodicamente o cache do navegador e observar se há problemas de cookies, entre outros pontos de proteção.
Vale lembrar que a responsabilidade referente ao acesso remoto é das instituições – ou seja, os problemas são dissolvidos pelos profissionais de TI de cada organização, com suporte da RNP, quando necessário.
O acesso via CAFe apresentou erro. Devo contatar o Portal de Periódicos?
O primeiro contato deve ser realizado com o suporte de TI da sua instituição. Isto porque o acesso remoto via CAFe é responsabilidade da instituição de ensino superior junto à RNP. Confira as informações sobre contatos e horário de atendimento das equipes de TI do IFTO.
A equipe do Portal de Periódicos deve ser acionada caso você não tenha sucesso nessa comunicação ou tenha dificuldade para acessar algum conteúdo. O e-mail de contato é acessoperiodicos@capes.gov.br e é preciso incluir as seguintes informações ao enviar a mensagem:
- Vinculação institucional;
- Forma de acesso ao Portal;
- Conteúdo que deseja acessar;
- Print das mensagens de erro (com endereço URL e identificação de acesso).
Vale destacar que as coleções disponíveis para o IFTO podem ser consultadas no Portal do IFTO.