Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO reforça orientações sobre procedimentos para acessar Periódicos da Capes

IFTO reforça orientações sobre procedimentos para acessar Periódicos da Capes

CAFe

Saiba quais são os passos para melhor acessar aos conteúdos
por Mayana Matos publicado: 01/07/2021 15h20 última modificação: 18/10/2022 11h48

Mayana Matos (Com informações da PROPI e DTI)

Diante da pandemia, da rotina acadêmica remota e, consequentemente, do aumento de dúvidas sobre os procedimentos para acessar o Portal de Periódicos da Capes, o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) reforça as orientações para melhor acessar os conteúdos disponibilizados na plataforma.

Provida pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a CAFe permite que usuários utilizem login e senha institucionais para diversos serviços – entre eles, é possível acessar de forma remota o conteúdo assinado do Portal de Periódicos. De acordo com a RNP, mais de duzentas universidades e institutos de pesquisa brasileiros compõem hoje a comunidade federada.

Para saber se você pode usufruir do benefício, é necessário verificar se a sua instituição encontra-se na lista disponível no Portal de Periódicos ou entrar em contato diretamente com a área de TI ou biblioteca da sua instituição, responsável por aderir ao serviço. Vale lembrar que o IFTO participa da Comunidade Acadêmica Federada. Mais detalhes sobre a CAFe, aqui.

Abaixo, segue o passo a passo:

Como acessar o conteúdo do Portal de Periódicos pela CAFe?

O acesso remoto é feito na seção Acesso CAFe. O usuário deve usar a identificação pessoal concedida pela instituição para se autenticar, perfazendo o caminho a seguir:

- Acesse o Portal de Periódicos;
- Clique no link ACESSO CAFE disponível no topo da página;
- Uma lista de instituições participantes da comunidade aparecerá. Você deve selecionar sua;
- Ao clicar em “enviar”, você será direcionado para uma nova tela onde deverá incluir o nome de usuário e senha fornecidos pela sua instituição;
- Após a identificação, você será redirecionado para a página inicial do Portal de Periódicos e poderá iniciar sua pesquisa.

Para informações detalhadas do passo a passo, acesse este tutorial, clique aqui

Minha instituição é federada, mas o acesso apresenta falhas. O que pode ter acontecido?

De acordo com a Diretoria de Tecnologia da Informação do IFTO (DTI), entre os motivos mais comuns de erro, estão problemas no provedor de identidade da instituição, autenticação incorreta do usuário e desconhecimento dos conteúdos disponíveis.

Vale lembrar que a responsabilidade referente ao acesso remoto é das instituições – ou seja, os problemas são dissolvidos pelos profissionais de TI de cada organização, com suporte da RNP, quando necessário.

O acesso via CAFe apresentou erro. Devo contatar o Portal de Periódicos?

O primeiro contato deve ser realizado com o suporte de TI da sua instituição. Isto porque o acesso remoto via CAFe é responsabilidade da instituição de ensino superior junto à RNP. Confira as informações sobre contatos e horário de atendimento das equipes de TI do IFTO

A equipe do Portal de Periódicos deve ser acionada caso você não tenha sucesso nessa comunicação ou tenha dificuldade para acessar algum conteúdo. O e-mail de contato é acessoperiodicos@capes.gov.br e é preciso incluir as seguintes informações ao enviar a mensagem:

- Vinculação institucional;
- Forma de acesso ao Portal;
- Conteúdo que deseja acessar;
- Print das mensagens de erro (com endereço URL e identificação de acesso).

Vale destacar que as coleções disponíveis para o IFTO podem ser consultadas no Portal do IFTO