Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IX MUTUCA é realizado em Gurupi

Notícias

IX MUTUCA é realizado em Gurupi

Evento

por Luícia Ferreira publicado: 20/02/2020 10h41 última modificação: 20/02/2020 11h18
Exibir carrossel de imagens Foto: Ana Terra Roos Mendes e Luícia Ferreira

Nos dias 12, 13 e 14 de fevereiro foi realizado no Instituto Federal do Tocantins, em Gurupi, a nona edição da Mostra de Trabalhos Acadêmicos dos Cursos de Teatro e Artes Cênicas. O evento reúne e apresenta os trabalhos acadêmicos teóricos e práticos resultados das disciplinas e projetos de extensão desenvolvidos no semestre.

A programação iniciou com a solenidade de abertura realizada no Anfiteatro da unidade e contou com a presença de autoridades da unidade e do Diretor de Extensão do IFTO, Alessandro Lemos. “Todas as apresentações estão superando as expectativas, estão de parabéns mesmo, em especial toda a organização do evento, estou avaliando de uma forma extremamente positiva” elogiou.

A estudante Eloya Aparecida do 3º período do curso de Teatro participou do evento apresentando e prestigiando os colegas “o evento está bem organizado, estou gostando bastante. Apresentei um Monólogo chamado Terapia, que conta a história de uma mulher solteira que começa a fazer terapia e logo no seu primeiro dia, começa a desabafar com as pessoas; e participei também uma performance em grupo chamado Pedras e Pedregulhos. Depois que eu ingressei no curso de Teatro, vi em mim uma evolução, não só como profissional, mas também como pessoal, adquirindo conhecimento que levarei para a vida toda” acrescenta a estudante.

Para a Coordenadora dos Cursos de Artes Cênicas e Teatro, Marli Magalhães, o Mutuca é um dispositivo de levar o fazer teatral para dentro e fora do IFTO, atingindo e contemplando a comunidade externa. “A cada edição nós vamos percebendo que a gente consegue ir abrangendo mais espaços. Como nesse IX Mutuca, que realizamos apresentações nas escolas e estamos aos poucos conseguindo tocar as pessoas. Nossa perspectiva é que a cada edição vá melhorando e transformando mais seres nesse universo artístico teatral. Gostaria de ressaltar ainda a importância do envolvimento dos coordenadores de outros cursos, discentes e professores que participaram ativamente do evento” agradece a coordenadora.

HOMENAGEM

Celebrando os 10 anos do Curso de Licenciatura em Artes Cênicas e Licenciatura em Teatro, a organização do evento homenageou os servidores que têm contribuído de forma relevante com as atividades acadêmicas e artísticas. Nesta edição, receberam menção honrosa o Gerente de Administração, Edmundo Costa e o Técnico de Laboratório de Artes, que também já foi discente na unidade, Fernando França.

MUTUCA ITINERANTE

Durante o evento, as escolas da rede pública estadual de ensino receberam o Mutuca Itinerante – ação em que foram levadas atrações artísticas para alunos do Ensino Médio. As ações foram realizadas pelo grupo de Teatro-Esporte “ImproMédio”, no Centro de Ensino Médio Gurupi e Centro de Ensino Médio Ary Ribeiro Valadão Filho.

Keileyane Duarte, de 16 anos, estudante do 3º ano do CEM de Gurupi elogiou a performance dos integrantes do grupo “a apresentação foi muito interessante, engraçada, eles têm muito talento. Dá vontade de estudar no IFTO, eles transmitem alegria e sabem interagir com o público” destacou.