Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Luto no contexto da pandemia é tema de evento promovido pelo IFTO

Notícias

Luto no contexto da pandemia é tema de evento promovido pelo IFTO

Viver a despedida

A live conta com mesa redonda entre profissionais psicólogos
por Mayana Matos publicado: 22/06/2021 16h51 última modificação: 22/06/2021 16h55

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) realizará nesta próxima quinta-feira, 24, às 10h, a live "Viver a despedida: o luto no contexto da pandemia", que será transmitida pelo canal oficial do IFTO, no Youtube. 

A iniciativa é do Programa Qualidade de Vida (PQV) da Reitoria e objetiva promover um espaço de diálogo sobre a vivência do luto nesse cenário imposto pela pandemia do novo coronavírus.

O evento on-line é aberto a toda comunidade interna e externa da instituição. A programação conta com mesa redonda entre profissionais psicólogos, abordando sobre os sucessivos rompimentos de vínculo experimentados nesse contexto da pandemia. Na ocasião, será oportunizada a participação do público com perguntas e contribuições.

A psicóloga do PQV, Rosângela Morbeck, enfatizou que o espaço também pretende ser de acolhimento e sensibilização para apoios nestes momentos difíceis. "Entendemos que em contexto de pandemia, diante das muitas perdas repentinas, inesperadas e mais frequentes do que estamos habituados a vivenciar, os desdobramentos em relação à saúde mental necessitam de cuidado especial. Experimentamos crises diversas nesse cenário, a necessidade de construção de novos ritos de despedida, a vivência do isolamento impossibilitando a integração e o encontro de apoio e suporte social tão relevante no processo de luto, tornando-o muitas vezes mais complicado, intenso e duradouro. Esse espaço de diálogo sobre o luto, mais do que um ambiente de discussão, pretende ser um espaço de acolhimento também e sensibilização para apoios em rede socioafetiva que colaborem para o enfrentamento e ressignificação da dor", disse. 

Todos são convidados a participar! Se inscreva no canal, ative o sininho e receba a notificação de início da live. Para acessar, clique aqui