Notícias
Placar eletrônico construído por estudantes de Engenharia Elétrica é inaugurado no Campus Palmas
Campus Palmas 16 anos
Dando continuidade à programação do mês comemorativo pelos 16 anos do Campus Palmas, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), aconteceu na última sexta-feira, 5, a inauguração do Scoreboard (Painel Eletrônico), desenvolvido e construído pelos estudantes do curso de Engenharia Elétrica da unidade.
O placar foi instalado no Ginásio Poliesportivo do Campus Palmas e sua construção fez parte da disciplina Sistemas Digitais, conduzida pelo professor Marcos Balduíno de Alvarenga. O momento da inauguração e contou com a presença do Coordenador dos Cursos Superiores da Área Indústria do Campus Palmas, Valci Ferreira Victor, do diretor-geral do Campus Palmas, Wendell Eduardo Moura Costa e da pró-reitora de Assuntos Estudantis do IFTO, Marilene Dantas Sepulvida, que representou o reitor do IFTO, Antonio da Luz Júnior.
O evento foi prestigiado ainda por professores e estudantes da unidade, que na ocasião participaram dos jogos de futsal que estrearam o placar. O primeiro ponto do placar foi marcado pela estudante do curso de Engenharia Civil, Maria Cecilia, que destacou a emoção. “Eu inaugurei. Agora o placar é meu”, brincou ela.
Para o professor Marcos Balduíno, que conduziu o trabalho dos estudantes, Engana-se quem pensa que o placar é o um produto dos acadêmicos de Engenharia Elétrica. "Nosso produto é o saber! É trabalhar conhecimentos para transformar o mundo em um lugar melhor de viver. Esse sim é nosso jogo. O Placar foi um gol... para marcar este ponto é necessário dedicação e treinamento. A minha alegria é fazer parte de um time muito especial com gente de primeira linha. Estamos todos no mesmo time. Bola pra frente que o jogo está apenas começando", ressaltou.
Busca pelo conhecimento
O estudante Pedro Henrique Borges do Amaral o projeto superou todas as expectativas. "Nós iniciamos como um simples projeto para avaliação em uma disciplina de Engenharia Elétrica e não imaginávamos a proporção e a ambição do projeto. E ao longo do caminho começamos a enfrentar diversos desafios, porque criar um a tecnologia simplesmente do nada e às vezes nem sabendo por onde começar, não é nem um pouco fácil. E esse detalhe de não saber ainda como fazer, proporcionou a busca pelo conhecimento", ressalta o estudante.
Segundo Pedro Henrique a proposta do projeto envolveu também a arrecadação de todo os recursos necessários. "Assim nesse projeto adquirimos conhecimento em diversas áreas, executivo, financeiro, gestão e até mesmo social, porque afinal a ideia era criar um produto com a melhor qualidade possível. A primeira tentativa não deu certo, ficamos frustados de ter desperdiçado tempo e materiais. E durante um tempo o projeto ficou parado. Mas depois de um tempo os alunos que ainda acreditavam no potencial se uniram criando o Clube de Eletrônica Bardeen para tocar o projeto novamente. Depois disso, através da orientação do nosso professor Dr. Marcos Balduíno, finalmente conseguimos finalizar o projeto. E assim, com muita persistência e força de vontade, realizamos nosso trabalho e conseguimos dar este lindo presente para toda comunidade do Campus Palmas", finalizou.
Veja mais fotos da inauguração na página do Campus Palmas, no Facebook.