Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Prorrogadas as inscrições para Projetos de Extensão 2022

Prorrogadas as inscrições para Projetos de Extensão 2022

Proex

Prazo segue até 21 de março
por Thâmara Filgueiras publicado: 11/03/2022 17h05 última modificação: 19/10/2022 11h06

Foi prorrogado para até 21 de março o prazo de submissão de propostas para o edital de Projetos de Extensão em Arranjos Produtivos Locais para o ano de 2022. Serão selecionadas 22 propostas, sendo duas por unidade de ensino. Cada projeto poderá contar com a participação de dois estudantes bolsistas, totalizando a oferta de 44 bolsas. Os valores das bolsas variam consoante o nível do curso em que o estudante está matriculado, sendo de R$ 240 reais para estudantes do ensino médio e R$ 400 reais para estudantes de cursos superiores.

Além disso, as onze propostas que tiverem as melhores avaliações/pontuações na ampla concorrência receberão auxílio financeiro no valor de R$ 2.500 reais por projeto. Valor este que será destinado às despesas de custeio.

Reunião para orientação

Na próxima semana, dia 16 de março, será realizado um momento de orientação com os servidores que tiverem interesse em submeter projetos. O link de participação é pelo Google Meet: meet.google.com/dkr-zvrx-mfn

Submissão

As submissões deverão ser feitas via Suap - Sistema Unificado de Administração Pública -, por meio do módulo Extensão > Projetos > Submeter Projetos. Quem tiver dúvida de como realizar a submissão pode verificar o tutorial elaborado pela equipe da Proex, que está disponível no canal do IFTO no YouTube

O prazo de execução do projeto será de até oito meses a partir da data de publicação do resultado final, com prazo máximo de execução até o dia 29 de dezembro de 2022.

As informações detalhadas sobre os procedimentos de participação e a seleção estão disponíveis na página da Proex.

Apoio ao desenvolvimento

O principal objetivo da concessão de bolsas a projetos de extensão é promover a integração do conhecimento científico e tecnológico com a finalidade de atender às demandas das comunidades. Nesse sentido, os projetos deverão contemplar pelo menos um dos seguintes objetivos específicos:

• promover o desenvolvimento da extensão como espaço privilegiado para a democratização do conhecimento científico e tecnológico;
    • incentivar o desenvolvimento de programações científicas e sociais envolvendo as unidades;
    • apoiar o empreendedorismo e a extensão tecnológica de forma a consolidar as ações de extensão em benefício à sociedade;
    • minimizar ou eliminar dificuldades dos Arranjos Produtivos Locais – APLs no estado do Tocantins, através dos projetos de extensão desenvolvidos no IFTO;
    • contribuir para ações de enfrentamento diante do quadro de emergência de saúde pública internacional decorrente do novo coronavírus (Covid-19).

O professor Rodrigo Fortes, que coordena o projeto de extensão "Minha obra regular", no Campus Gurupi, vê no apoio financeiro aos projetos uma forma de viabilizar a execução de ações de extensão na unidade. “Muitas das ações extensionistas só são possíveis devidos aos editais institucionais de fomento aos projetos de extensão, pois garantem o custeio e bolsas, fundamentais para a permanência e dedicação dos estudantes. Como proponente de projetos de extensão, é gratificante presenciar o desenvolvimento dos nossos estudantes durante as atividades propostas”, afirmou.

A estudante de Engenharia Civil da unidade, Thatyelle Santos Teixeira, é bolsista naquele projeto de extensão. Ela, que também já foi voluntária no projeto "Morar bem", coordenado pela professora Áurea Dayse, vê nessas ações uma contribuição para que conhecimentos técnicos e teóricos sejam mais acessíveis às pessoas da comunidade. "Os projetos têm o intuito de deixar algo para a sociedade, de facilitar a vida e deixar um legado. Essa é a importância de projetos de extensão. Você utiliza seus conhecimentos e habilidades adquiridas durante seu curso para ajudar na própria educação, na acessibilidade, na ciência", completou.