Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor do Campus Palmas publica HQ sobre os mistérios do interior: Vicente - Lua Cheia já está disponível

Notícias

Professor do Campus Palmas publica HQ sobre os mistérios do interior: Vicente - Lua Cheia já está disponível

Projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc

HQ é de classificação etária livre e é voltada para o público infanto-juvenil
por publicado: 19/04/2022 15h04 última modificação: 19/04/2022 15h04
Professor publica HQ

Professor publica HQ

O professor de Artes do Campus Palmas, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Pablo Marquinho é destaque mais uma vez no cenário artístico e cultural com o lançamento de uma história em quadrinhos, com a apresentação de elementos regionais, fantasia e mistérios. A HQ é de classificação etária livre e é voltada para o público infanto-juvenil. A produção foi realizada pelo professor em parceria com o quadrinista e ilustrador, Álvaro Maia. 

A HQ conta a história de Vicente e a aventura do jovem que busca defender sua família de uma criatura monstruosa. Em sua jornada, Vicente encontra mistérios. “A história é uma fantasia regional, que se passa no interior do Tocantins. A forma da narrativa, os quadrinhos, as cores fortes, a ambientação e os personagens apresentam características tocantinenses”, explica Pablo Marquinho. O professor destaca também que, junto com Álvaro, a intenção foi utilizar diversos recursos visuais e diminuir a quantidade de textos. “Foi uma forma de incentivar o leitor a refletir, de não subestimar o leitor. Nas histórias em quadrinhos não é necessário explicar tudo”, frisa ele. 

A HQ Vicente- Lua Cheia é um projeto contemplado pelo Prêmio Palmas de Emergência Cultural, promovido pela Prefeitura Municipal de Palmas com fomento  da Lei Aldir Blanc. A iniciativa foi criada para auxiliar os profissionais e fomentar as produções culturais no período da pandemia de Covid-19.

Professor que inspira

Para Pablo Marquinho a iniciativa pode representar também um incentivo para que os estudantes se aprofundem no mundo das artes. “É muito legal quando o aluno consegue enxergar seu professor além da sala de aula. Quando eles nos vêem como artistas, por exemplo, isso mostra para eles que eles também podem ocupar esses espaços. Isso revela que eles também podem chegar lá”, ressalta o professor, que adianta a continuação da história: “Vicente- Lua Cheia é a introdução, mas em breve haverá o lançamento da versão completa'', conta. 

A história em quadrinhos está disponível de maneira digital e gratuita, para facilitar o acesso às pessoas. Mas, de acordo com o professor haverá a impressão de 100 cópias, que serão distribuídas inicialmente entre o IFTO, UFT, Espaço Cultural e o Estado do Tocantins.

HQ disponível para download em PDF pelo link: https://www.mediafire.com/file/k012oxxliz271sx/VICENTE+-+LUA+CHEIA.pdf/file

Instagram da HQ: @gibi.vicente 

Autor: Ana Luísa Duarte (estagiária, sob supervisão do setor de Jornalismo IFTO/Palmas)