Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de extensão desenvolvido na unidade de Porto Nacional é publicado como capítulo de livro

Reúso

Trabalho aborda a temática da Educação Ambiental
por Greiciane Souza publicado: 29/09/2021 14h54 última modificação: 29/09/2021 20h41

Desde 2017, a unidade de Porto Nacional do IFTO é espaço para a execução do projeto de extensão Reúso, que busca despertar a consciência ambiental da comunidade interna e externa do campus incentivando a reutilização do óleo de cozinha e reciclagem de materiais diversos, entre outras práticas de educação ambiental. Agora, além dos resultados alcançados ao longo de quatro anos de projeto, o Reúso celebra uma nova conquista ao ser publicado, como capítulo do livro “Educação Ambiental e Sustentabilidade: reflexões críticas e propositivas”, lançado recentemente pela editora CRV.

No capítulo “O projeto Reuso e suas ações socioambientais no desenvolvimento da educação ambiental crítica em Porto Nacional- TO”, os professores Márcia Dall’Agnol, Argemiro Pedrosa, Lígia Correia e o assistente social Ismael Matos, responsáveis pelo projeto, relatam a experiência exitosa do Reúso, resgatando o início da implantação do projeto e apresentando as ações práticas implementadas junto à comunidade portuense.

A professora Márcia detalha o conteúdo do artigo, explicando que “o capítulo trata de todo o trabalho realizado desde o começo. Como abordamos o projeto, o desenvolvimento das oficinas, com a produção do sabão, a reciclagem do óleo de cozinha usado, além da arteterapia, com foco na reutilização de caixas de leite, o trabalho em parceria com as escolas da rede municipal, para onde levamos oficinas de educação ambiental e palestras e a entrega de kits para os participantes do projeto”.

Para os interessados em ler o artigo que trata do projeto de extensão, a professora Márcia explica que a Biblioteca Rachel de Queiroz, da unidade de Porto Nacional, receberá exemplares do livro, que ficará disponível para consulta dos usuários.

Saiba mais sobre o Reúso

O projeto "Reutilização de Resíduos Urbanos como alternativa de geração de renda, educação ambiental e social (REUSO)" tem como objetivo levar à comunidade acadêmica, a seus familiares e à comunidade local a discussão sobre a importância da preservação de recursos naturais, promovendo a reciclagem e o reaproveitamento de materiais, como pneus e caixas de leite, e de produtos alimentícios, como o óleo de cozinha usado.

A conscientização ambiental defendida pelos membros do projeto é viabilizada através de oficinas, palestras, arteterapia e disponibilização de pontos de coletas. Além dos servidores da unidade, o projeto também conta com a colaboração de estudantes do curso técnico em Meio Ambiente.