Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reuniões extraordinárias marcam início das atividades de novos conselheiros

Reuniões extraordinárias marcam início das atividades de novos conselheiros

Consup

por Thâmara Filgueiras publicado: 24/03/2022 10h24 última modificação: 19/10/2022 11h11

Os novos conselheiros que recentemente tomaram posse no Conselho Superior (Consup) do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) participaram, na manhã desta terça-feira, 22, de duas convocações extraordinárias para a deliberação de importantes pontos para a instituição. Na primeira convocação, foi deliberada a renovação da autorização para que a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) apoie o IFTO em atividades de ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento institucional. Após apresentação dos resultados dessa parceira pelo representante da Fundação Léo Araújo, os conselheiros aprovaram a renovação da autorização.

Na sequência, os integrantes do Consup deliberaram acerca de resoluções ad referendum que aprovaram importantes ações institucionais, como o Plano Anual de Auditoria Interna, o Paint 2022, e a Matriz de Risco do IFTO; a alteração do projeto pedagógico do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Campus Araguaína; o Projeto Controla +, que trata de parceria do IFTO com empresas privadas do setor agropecuário para o desenvolvimento de novos defensivos agrícolas; a celebração de convênio para execução de projeto de pesquisa entre o IFTO e a Universidade Federal do Tocantins (UFT) por intermédio da Fapto. Todas essas resoluções foram aprovadas.

Além desses pontos de pauta, os integrantes do Consup deliberaram e aprovaram a celebração de convênio entre o IFTO e o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) para a realização de um projeto que tem como objetivo desenvolver um sistema computacional para quantificar o uso da água na Bacia do Rio Formoso e a renovação do projeto "Produção de Sanitizantes de Baixo Custo", desenvolvido em seis municípios tocantinenses, além do relatório final do Programa de Educação Tutorial realizado no curso de Engenharia Civil do Campus Palmas, o Pet-Civil, entre outras alterações documentais.

Os conselheiros também debateram a questão do transporte público até os campi, pauta proposta pelo representante egresso Geovane Moura, com foco para a situação do Campus Paraíso do Tocantins, mas que é sentida também por estudantes de outras unidades. Apesar da limitação de atuação do Consup, foi proposto a criação de um grupo de trabalho que fará um levantamento de informações que subsidiem ações concretas com vistas a resolver a questão.

Durante a reunião, os conselheiros também aprovaram o calendário das reuniões ordinárias, que deverão acontecer presencialmente. O calendário pode ser consultado na página do Consup. A reunião foi transmitida ao vivo e a gravação está disponível no canal do IFTO no YouTube