Notícias
Roda de conversa pretende proporcionar espaço de diálogo e apoio
Saúde mental
Nem sempre nos sentimos bem e, embora em muitos casos as sensações negativas sejam passageiras, em outros, é importante contar com um auxílio externo na busca de resolução de questões que nos afligem. Muitas vezes, um simples desabafo pode ser de grande ajuda na busca por essa solução.
Pelo menos foi esse o resultado da ação "Caixinha do desabafo", desenvolvida durante o mês de setembro - período em que são realizadas atividades que destacam a importância da saúde mental -, em diversas unidades do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). As mensagens depositadas na caixa motivaram uma equipe composta por diferentes profissionais a realizarem uma roda de conversa que recebeu um título bastante apropriado: “Fique bem! E se não estiver, podemos te ajudar".
A ação faz parte do Programa de Acompanhamento dos Campi Avançados do IFTO e é realizada pela equipe da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) em conjunto com as equipes dos Campi Avançados. A primeira roda de conversa aconteceu na unidade de Pedro Afonso, no final do mês de outubro. Segundo o pedagogo da unidade, Claudio Henrique Fernandes, a ação veio ao encontro do anseio do campus e conseguiu atingir o objetivo esperado.
"Aquele momento com a psicóloga foi libertador. Cada momento eu gostei e percebi coisas que não sabia, assim como descobri mais coisas sobre mim", relatou também o estudante Wenderson Freitas, do curso técnico em Agropecuária da unidade de Pedro Afonso.
De fato, o objetivo da roda de conversa é fomentar um espaço de diálogo, que conta com a participação de profissionais de diferentes áreas e estudantes, sobre os cuidados com a saúde mental. A programação inclui a partilha de estratégias para lidar com sensações como ansiedade, depressão e estresse; da dinâmica "Mural: fique bem!", que consiste em expor motivos para ficar bem ou o que se gostaria de ouvir para ficar bem; além da apresentação de uma rede de apoio e da cartilha Fique Bem, que conta com sugestões de como combater insônia, depressão, ansiedade e outras emoções que podem ser aflitivas.
A primeira ação da roda de conversa “Fique bem! E se não estiver, podemos te ajudar" contou com a presença da psicóloga Milena Thomazi, da assistente social Nanna Krishina Silva, da nutricionista e diretora de Assistência Estudantil Jahny Kássia Rocha e da pró-reitora de Assuntos Estudantis, Márcia Adriana de Faria. A próxima ação será realizada na unidade de Formoso do Araguaia, no dia 23 de novembro, a partir das 10h30. Esta edição do programa será finalizada na unidade de Lagoa da Confusão e a data da roda de conversa ainda será definida.
Você pode acessar a cartilha "Fique Bem" e conferir algumas dicas para melhorar a saúde mental.
Confira mais fotos do evento pelo link https://drive.google.com/drive/folders/1LXUNgo_PR4Z7YcQij62SXfunTDnocLg7