Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unidade Araguatins é escolhida como sede de evento nacional na área de geofísica e aeronomia

Notícias

Unidade Araguatins é escolhida como sede de evento nacional na área de geofísica e aeronomia

Evento

Simpósio Brasileiro de Geofísica Espacial e Aeronomia (SBGEA) ocorrerá em 2022
por publicado: 12/11/2020 16h47 última modificação: 12/11/2020 19h44

Em reunião realizada na segunda-feira, 9 de novembro, a unidade Araguaitns, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), foi escolhida para sediar o IX  Simpósio Brasileiro de Geofísica Espacial e Aeronomia (SBGEA), no ano de 2022. O IFTO concorreu com instituições da cidade de Curutiba-Paraná e João Pessoa- Paraíba.
O evento que ocorre, tradicionalmente, desde 2006 conta com a participação de pesquisadores do Brasil e exterior, sendo uma oportunidade de divulgação e discussão de trabalhos na área de Geofísica Espacial, Aeronomia, Física e Astronomia.
O diretor-geral da unidade Araguatins, Josafá Carvalho Aguiar, explica que sediar evento desse porte é uma experiência muito significativa para o IFTO e também para a cidade de Araguatins, tendo em vista que o SBGEA tem visibilidade internacional. Além disso, o evento possibilitará uma troca de experiências entre os estudantes envolvidos com atividades de iniciação científica e os pesquisadores, sendo possível formentar oportunidade de intercâmbio com instituições brasileiras e internacionais.
A candidatura do IFTO contou com o trabalho de uma equipe formada pelos professores :Francisco Vieira, Maukers Alem Lima, Flávio Roony Evangelista, Josafá Carvalho Aguiar, pela técnica de laboratório Maristela Tavares Gonçalves,  técnico de Assuntos Educacionais, Fredson Vasconcelos e o acadêmico Mateus Miranda.