Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unidade inaugura laboratório de tecnologia da informação e estúdios de aprendizagem colaborativa

Notícias

Unidade inaugura laboratório de tecnologia da informação e estúdios de aprendizagem colaborativa

INAUGURAÇÃO

Os novos espaços pretendem aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem.
por Lúcia Gomes publicado: 02/07/2021 18h39 última modificação: 02/07/2021 21h43

Na manhã desta sexta-feira, 2, o diretor-geral do Campus Paraíso do Tocantins do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Flávio Eliziario de Souza, inaugurou mais um laboratório de Tecnologia da Informação (T.I.) e dois estúdios de aprendizagem colaborativa na unidade e para marcar o momento foi realizada uma entrega simbólica desses três novos espaços de ensino-aprendizagem.

O reitor do IFTO, Antonio da Luz, esteve no evento para conhecer as novas instalações e parabenizou a equipe do Campus Paraíso do Tocantins pelo empenho em aperfeiçoar suas metodologias. Ele ressaltou que, apesar de no momento a instituição estar vivendo um período no qual suas atividades  administrativas e de ensino estão ocorrendo remotamente por conta da pandemia,  o trabalho nas unidades não parou. "Pelo contrário, quando os nossos estudantes voltarem para as atividades presenciais, vão perceber que o Instituto se preparou para recebê-los", reforçou.

Para o diretor Flávio Eliziário, o objetivo de todas essas melhorias que estão sendo entregues é proporcionar aos estudantes  formados pelo Campus Paraíso do Tocantins um processo de ensino-aprendizagem mais completo e desafiador. Flávio agradeceu e destacou importância de todos os servidores da unidade nesse momento atípico de ensino remoto e reforçou que, apesar dos desafios, o trabalho tem sido contínuo e bastante produtivo.

Investimentos em T.I.

O laboratório inaugurado conta com 43 computadores da marca Dell e deverá atender a demanda de todos os cursos da instituição. Os professores poderão utilizá-los para diferentes atividades de ensino. Será mais uma ferramenta para aperfeiçoar os processos de aprendizagem dos estudantes.

O Campus Paraíso do Tocantins tem avançado bastante na área de tecnologia da Informação. Prova disso é que o curso superior de Sistemas de Informação da unidade recebeu a nota 5 (nota máxima) na avaliação do Ministério da Educação (MEC).  No evento que aconteceu na manhã desta sexta-feira, além do laboratório novo, os convidados puderam conhecer dois laboratórios exclusivos do curso. Um deles é o Laboratório Residência, onde os estudantes - a partir do sétimo período - vivenciam uma verdadeira imersão no mundo do desenvolvimento de sistemas e softwares e aliam o conhecimento teórico com a prática, elaborando produtos reais para atenderem demandas de instituições parceiras do IFTO. O outro laboratório de Sistemas de Informação, é utilizado por todos os estudantes do curso, monitorados por professores em atividades práticas. Esse dois laboratórios possuem ao todo 32 computadores.

O coordenador de Gestão da Tecnologia da Informação (CGTI) do Campus Paraíso do Tocantins, Bruno Ribeiro, contou que a inauguração desse laboratório é mais um importante avanço para a unidade, que tem se preocupado em aperfeiçoar seus sistemas no âmbito das tecnologias da informação e comunicação. De acordo com ele, de 2018 até agora, foram investidos mais de R$ 900 mil nessa área, englobando a compra de 103 computadores desktops e 14 notebooks, projetores multimídia, nobreaks, switches, access point, reestruturação na rede, troca de cabeamento de rede dos blocos, além da renovação dos computadores das áreas administrativas da unidade.

Estúdios de Aprendizagem Colaborativa

Além do laboratório de Tecnologia da Informação, o Campus Paraíso do Tocantins ganhou dois Estúdios de Aprendizagem Colaborativa, que são espaços interdisciplinares onde os professores poderão desenvolver experiências inovadoras. Nesses estúdios, a disposição de mesas e cadeiras não é a convencional, pois há diferentes  paredes e lousas que poderão ser utilizadas como projetoras de conteúdos. Além disso, os estudantes poderão trabalhar em equipe e os educadores terão a oportunidades de aplicar metodologias mais dinâmicas e integradoras. Esses espaços poderão ser utilizados por todos os estudantes da unidade.

Todos os espaços inaugurados contam atualmente com ar condicionado, bancadas para os computadores, quadro branco, rede de computadores, internet e data show. 

Além do diretor-geral da unidade e do reitor do IFTO, participaram da inauguração o gerente de Ensino da unidade, Fábio Vidal, a gerente de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Elkerlane Martins, a gerente de Administração, Natália Borba, os coordenadores dos cursos técnicos de Agroindústria e Meio Ambiente, Jarles Noleto e Fabrício Barroso, alguns servidores e estudantes bolsistas e estagiários.