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‘Clube Olímpico de Matemática’ prepara estudantes para olimpíadas de conhecimento

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Projeto também busca despertar interesse na disciplina
por Greiciane Souza publicado: 07/06/2022 11h11 última modificação: 19/10/2022 11h17

Números, problemas e equações não são dos assuntos mais atrativos para muitos estudantes, especialmente para aqueles que têm dificuldades com a Matemática. Para tentar mudar essa realidade, a unidade de Porto Nacional desenvolve um projeto de ensino voltado para despertar interesse na disciplina. Trata-se do “Clube Olímpico de Matemática”, coordenado pelo professor Luiz Antônio Machado.

O clube é formado por um grupo de 25 estudantes dos cursos técnicos integrados, além do coordenador do projeto. Eles se reúnem nas tardes das sextas-feiras para resolução de problemas de competições acadêmicas, por meio de atividades lúdicas e oficinas.

Além dos objetivos de incentivar e propiciar o estudo da Matemática, colaborar para a melhoria da qualidade da educação básica, intensificar o espírito de competitividade, identificar jovens talentos e estimular carreiras acadêmicas em áreas científicas e tecnológicas, o “Clube Olímpico de Matemática” também tem o foco na preparação para as competições matemáticas vigentes no país.

Nesse sentido, o desafio inicial da turma do clube é a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A primeira fase da competição acontece nesta terça-feira, 7. O professor Luiz Antônio ressalta que mesmo os estudantes que não participam do clube estão inscritos na competição e foram incentivados pelos docentes da área a realizarem a prova.

Os estudantes que se classificarem para a segunda fase da OBMEP continuarão contando com o apoio do Clube, que manterá as reuniões semanais de forma contínua. “O que se pretende é manter uma estrutura fixa do Clube de Matemática que possa estimular, não só os alunos da instituição, como também abranger para o público externo e assim desenvolver o pensamento matemático da região de Porto Nacional, fomentando um ensino público dentro dos princípios da equidade”, explicou o coordenador do projeto.