Notícias
Aplicativo educacional desenvolvido no IFTO tem registro concedido
FinCalc
Foi expedido na terça-feira, 19, o registro de propriedade intelectual do aplicativo Fincalc pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O FinCalc foi desenvolvido como produto educacional, no programa de mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) da unidade Palmas, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), pela mestra Josenilma Silva (Campus Colinas do Tocantins) e pelos os professores Valci Ferreira Victor (Campus Palmas) e Moisés Laurence de Freitas (Campus Araguatins).
O aplicativo consiste em uma metodologia ativa para o ensino e aprendizagem de educação financeira relacionada ao conhecimento matemático. Por meio dele, o usuário pode responder a questões, participar de desafios, ter acesso a vídeos e conteúdos bibliográficos autoexplicativos.
Com o registro da ferramenta foi assegurado aos criadores do app o direito exclusivo sobre ele, no período de 50 anos, em todo o território nacional e/ ou nos países que foi solicitado. Assim, os criadores do FinCalc poderão impedir cópia total ou parcial e a reprodução indevida por terceiros. A solicitação de registro da propriedade intelectual foi realizada pelo Núcleo de Inovação da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo do IFTO.
Josenilma Silva comemora o registro do FinCalc, e ressalta que ele legitima o empenho do IFTO em investir em inovação, além disso, motiva outros professores e estudantes a desenvolverem pesquisas e criarem seus produtos educacionais.
O professor Valci Ferreira Victor, por sua vez, lembra que o registro emitido pelo INPI valida a importância do FinCal e o sucesso desse produto educacional desenvolvido pelo IFTO, por meio do mestrado ProfEPT.
A ideia é que futuramente o aplicativo seja disponibilizado em uma plataforma para download gratuito.