Notícias
Atividades marcaram campanha de prevenção ao câncer de mama
Ame-se, Cuide-se.
Dentro das programações em alusão ao Outubro Rosa, mês que evidencia a campanha de prevenção ao câncer de mama, a unidade de Araguatins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), por meio do grupo de estudos e pesquisas AMA-IFTO, promoveu o evento "Ame-se, Cuide-se".
O evento foi realizado no auditório da unidade, em parceria com órgãos municipais, Gerência de Assistência Estudantil e Setor de Enfermagem do campus. Na ocasião, foi promovida palestra temática com a médica Leodanis Fresneda Ramos, com o objetivo de alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e o câncer de colo do útero. Oportunidade em que também chamou a atenção sobre a incidência de sífilis entre os adolescentes araguatinenses.
Além da palestra, os participantes também contaram com uma atividade laboral com a equipe da escola ETI, e os profissionais de educação física Carla Gislainy, Gabriel Borges e Otavio Santiago, com o intuito de incentivar sobre a importância da prática de atividade física.
Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 . A data, celebrada anualmente, tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
Para Antonia Isirlane, acadêmica do curso de Engenharia Agronômica e integrante do AMA, "o evento foi de extrema relevância para as alunas e servidoras da instituição que participaram, visto que, se mostraram realmente interessadas no assunto e cheias de dúvidas. Ficou claro que entenderam a importância de se cuidarem e se prevenirem e o quanto era necessário que se fosse levado essas informações à elas", disse.
A servidora Lucilene Neves também compartilhou sobre a importância da iniciativa. "O evento foi maravilho. A palestrante mostrou imagens que nas outras palestras não tinham, e falou também sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Muitos assuntos excelentes, principalmente para o público que ali estava” declarou.
O AMA-IFTO: Articulação de Mulheres em Prol da Agroecologia é um grupo de pesquisa da unidade de Araguatins, composto exclusivamente por mulheres, que visam estudos e ações voltadas para o público feminino.
Confira as fotos do evento no perfil da unidade, no Facebook.
(Com informações do Setor de Comunicação e Eventos da unidade de Araguatins)